Reino Unido

Chicletes sem açúcar previnem doenças orais

Chicletes sem açúcar previnem doenças orais

Um estudo britânico concluiu que se todas as pessoas mastigassem pastilhas elásticas sem açúcar três vezes por dia o sistema de saúde pouparia milhões de euros em tratamentos dentários.

Segundo o estudo publicado no "British Dental Journal", as pastilhas sem açúcar previnem doenças dentárias, porque neutralizam os ácidos da placa bacteriana e ajudam a limpar resíduos alimentares. Os peritos aconselham a que se mastiguem sempre após as refeições, cerca de três vezes por dia.

"As conclusões deste estudo são muito empolgantes, porque revelam uma forma nova e fácil de ajudar as pessoas a melhorar a sua saúde oral" - disse o professor Liz Kay, da Universidade de Plymouth, citado pela "Sky News".

A introdução deste hábito poderia traduzir-se numa poupança de mais de três milhões de euros por ano ao sistema de saúde britânico.

Ainda assim, escovar os dentes durante dois minutos duas vezes por dia é o método mais eficaz para uma boa limpeza oral. Já o recurso às pastilhas elásticas apenas traz benefício a partir dos oito anos de idade.

O estudo foi levado a cabo por investigadores das Faculdades de Medicina Dentária da Universidade de Plymouth e foi já validado pela Fundação Britânica de Saúde Oral.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado