Mundo

Quebra-gelo chinês que ajudou a salvar cientistas também bloqueado no Antártico

Quebra-gelo chinês que ajudou a salvar cientistas também bloqueado no Antártico

O navio chinês enviado para socorrer os passageiros de um navio russo preso nos gelos do Antártico há mais de uma semana ficou também bloqueado durante o trajeto, referiu uma fonte oficial.

O quebra-gelo Xue Long (Dragão das Neves) disponibilizou o seu helicóptero para participar na retirada dos 22 passageiros, incluindo tripulação, do MV Akademik Chokalskii, um navio russo bloqueado desde 24 de dezembro pela vasta camada de gelo.

No entanto, a Autoridade de Segurança Marítima Australiana (AMSA) referiu, este sábado, em comunicado, que fracassaram todas as tentativas de manobras por parte do navio quebra-gelos chinês.

"O Xue Long confirmou à Autoridade de Segurança Marítima Australiana que está bloqueado pelo gelo", referiu.

Na noite de sexta-feira, responsáveis oficiais referiram que o Xue Long comunicou que estava rodeado por uma espessa camada de gelo e que iria tentar libertar-se na manhã deste sábado.

A AMSA acrescentou que, apesar do falhanço de uma primeira tentativa, o comandante assegurou que o navio está operacional e não solicitou ajuda.

"Não existe um perigo imediato para a tripulação a bordo do Xue Long", assegurou ainda a AMSA, acrescentado que o navio tem reservas de alimentos para várias semanas.

Conteúdo Patrocinado