Rússia

Rebeldes sírios dizem que Rússia não atacou Estado Islâmico

Rebeldes sírios dizem que Rússia não atacou Estado Islâmico

Um dos comandantes do Exército Sírio Livre, da oposição moderada, assegurou que a aviação russa bombardeou posições do seu grupo nas províncias de Hama e Idleb.

Contactado telefonicamente pela agência EFE, o general Ahmad Rahal precisou que os aviões russos visaram esta quinta-feira posições do Exército Sírio Livre (ESL), em Khan Shijun e Kafr Nabel, em Idleb (noroeste), e na quarta-feira atacaram a base de uma das suas brigadas em Hama (centro).

O Exército Sírio Livre, de tendência moderada e fundado por desertores das Forças Armadas do regime de Damasco, recebem apoio militar dos Estados Unidos e estão ligados à Coligação Nacional Síria, a principal aliança política da oposição a Bashar al-Assad.

O general assegurou que em nenhuma das áreas bombardeadas pela aviação russa até agora estão presentes combatentes do grupo extremista Estado Islâmico, como afirma Moscovo.

"A Rússia está a atacar zonas que são vitais para o regime porque são próximas de locais habitados pelos alauítas", grupo étnico-religioso a que pertence o presidente sírio, disse o general.

A aviação russa iniciou na quarta-feira ataques aéreos na Síria. Moscovo garante visar posições do Estado Islâmico, mas França e os Estados Unidos admitiram que outros grupos possam ter sido visados.

Também esta quinta-feira, o senador republicano norte-americano John McCain afirmou à cadeia CNN poder "confirmar absolutamente" que alguns dos primeiros ataques russos na Síria atingiram rebeldes apoiados pelos Estados Unidos e treinados pela CIA. "Os primeiros ataques deles foram contra os indivíduos e os grupos que foram financiados e treinados pela CIA", disse McCain, acrescentando: "Temos contactos com pessoas que estão lá".

Para McCain, a entrada da Rússia no conflito sírio demonstra "um desprezo incrível por qualquer forma de cooperação ou qualquer esforço para esconder qual é a principal prioridade: apoiar Bashar al-Assad".

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM