Mundo

Sismo forte provoca destruição em Taiwan

Sismo forte provoca destruição em Taiwan

Um forte sismo de intensidade 6,4 graus abalou o sul de Taiwan na madrugada de sábado (hora local). Há, pelo menos, quatro edifícios destruídos, regiões sem energia elétrica e a televisão local adianta que pode haver centenas de vítimas soterradas. Um prédio de 17 andares desmoronou.

O sismo ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros às 20 horas de sexta-feira (hora de Portugal continental), a 39 quilómetros a nordeste de Kaohsiung, a segunda maior cidade da ilha que tem um porto importante. O facto de ter ocorrido a pouca profundidade, pode ampliar os efeitos devastadores do terramoto.

Segundo imagens que estão a ser divulgadas nas redes sociais, os danos materiais são muito graves, mas ainda não há dados sobre vítimas mortais. As autoridades estão a resgatar pessoas presas dentro de um empreendimento na cidade de Tainan, sendo que 123 pessoas foram já salvas.

As equipas de socorro estão à procura de sobreviventes nos escombros e há água a inundar algumas ruas de Tainan, devido à rutura de condutas.

"Quatro edifícios colapsaram na área da cidade de Tainan. Estão em curso operações de busca e salvamento e não há notícias de vítimas", disse o porta-voz da Agência Nacional de Bombeiros, Lin Kuan-cheng, à agência noticiosa AFP.

O Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico fez saber que não se espera a formação de um tsunami ao largo do Pacífico.

Em junho de 2013, um abalo com magnitude 6,3 atingiu o centro da ilha e provocou quatro mortes e deslizes de terra generalizados.

Em setembro de 1999 um abalo de magnitude 7,6 provocou cerca de 2.400 mortos.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM