Moçambique

Três pessoas linchadas em Moçambique no fim-de-semana

Três pessoas linchadas em Moçambique no fim-de-semana

Este ano, a polícia moçambicana assinalou mais de 20 mortes de supostos criminosos às mãos de populares.

Três pessoas foram linchadas, no fim-de-semana, na Beira, centro de Moçambique, acusadas de terem protagonizado assaltos a residências com recurso a armas brancas, facto que levou à detenção de 15 pessoas indiciadas de envolvimento no crime.

Até ao momento, desconhece-se a identidade completa e a idade das vítimas.

Na segunda-feira, a Polícia da República de Moçambique foi chamada a intervir, e fez buscas em algumas zonas da capital da província de Sofala, operação que resultou na captura de mais de uma dezena de cidadãos, refere hoje o jornal Notícias.

Moçambique é um dos países africanos com mais casos de linchamentos. Este ano, a polícia moçambicana assinalou mais de 20 mortes de supostos criminosos protagonizados por populares.

As províncias de Cabo Delgado, Nampula e Zambézia, no litoral norte de Moçambique, são as que têm assinalado maior número de linchamentos.

Em Setembro último, a Beira também já tinha sido palco de outros casos de linchamentos.

Em entrevista à Lusa, o sociólogo e professor da Universidade Eduardo Mondlane, de Maputo, Carlos Serra, um especialista no fenómeno dos linchamentos, estimou recentemente que, no ano passado, em zonas suburbanas, foram registados 50 linchamentos, uma parte por espancamento e outra queimada com pneus.

Os linchamentos acontecem, disse, sobretudo de noite e por vezes duram 45 minutos.

Em África, os linchamentos acontecem sobretudo também na Tanzânia, onde, entre 2000 e 2004, foram linchadas 1.249 pessoas, acusadas de roubos, homicídios e violação de costumes locais.

A pobreza, o desemprego, a guerra civil e a colonização são factores que podem potenciar os actos de violência em Moçambique, agravados com a percepção da população de que a polícia é corrupta e que a justiça não actua, disse na altura Carlos Serra.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado