EUA

Trump rejeita acusações sobre violência

Trump rejeita acusações sobre violência

Donald Trump declarou-se "galvanizado" na sua campanha após a anulação de um comício devido a confrontos, com os adversários a acusarem-no de promover as tensões.

Ao exprimir-se sobre estes incidentes perante os seus apoiantes reunidos no aeroporto de Dayton (Ohio), o favorito republicano às eleições presidenciais norte-americanas responsabilizou as centenas de manifestantes que irromperam no anfiteatro da universidade de Chicago, onde deveria discursar na noite de sexta-feira.

"Deixem-me dizer-vos que as pessoas que se deslocaram aos milhares não causaram qualquer problema. Foram vaiadas e empurradas por outras pessoas que, diga-se, representavam Bernie [Sanders], o amigo comunista", afirmou Trump, numa referência ao candidato à investidura democrática.

Segundo Trump, os contestatários, onde se incluíam muitos negros e hispânicos, efetuaram um "ataque planificado". Este sábado, Trump deve participar ainda em dois comícios no Ohio.

Cinco grandes Estados - Flórida, Illinois, Misouri, Ohio e Carolina do Norte - votam na terça-feira para as primárias, um dia designado por segunda "super terça-feira", porque permite a eleição de numerosos delegados. A primeira "super terça-feira" decorreu em 1 de março.

Sem pronunciar o nome de Donald Trump, o presidente Barack Obama apelou aos candidatos na corrida à Casa Branca a rejeitarem os "insultos e as rixas de recreio de escola".

Numa alusão direta à frase de campanha do milionário conservador (Tornar a América de novo grande), Obama acrescentou que os Estados Unidos se portam bem.

"As pessoas na corrida à presidência deviam concentrar-se na forma de que as coisas sigam ainda melhor. Nada de insultos nem de rixas de recreio de escola, nada de divisões baseadas na raça e na fé, e decerto nada de violências contra outros americanos", exortou o presidente dos EUA, que discursava numa reunião de recolha de fundos no Texas para a candidata à investidura democrata., Hillary Clinton.

Conteúdo Patrocinado