Mundo

Washington incapaz de determinar uso de armas químicas na Síria

Washington incapaz de determinar uso de armas químicas na Síria

A diplomacia norte-americana disse hoje ser incapaz, "nesta altura", de determinar se foram usadas armas químicas na Síria.

"Neste momento preciso, somos incapazes de determinar de forma definitiva se foram usadas armas químicas", disse uma porta-voz do Departamento de Estado, acrescentando que "o Presidente (Barack Obama) pediu aos serviços de informações que reúnam o mais depressa possível dados suplementares".

"Estamos concentrados em cada minuto de cada dia desde os acontecimentos de ontem (quarta-feira), de modo a que possamos fazer tudo o estiver ao nosso alcance e esclarecer os factos", prosseguiu a porta-voz,

O Departamento de Estado afirmou que, caso se conclua que o regime sírio recorreu a armas químicas, isso significaria "uma escalada flagrante e escandalosa" do conflito.

A Casa Branca foi hoje questionada por jornalistas e parlamentares no sentido de apurar um eventual recurso à força, após a denúncia da oposição síria de um ataque com armas químicas ocorrido na Síria na quarta-feira.

Segundo a Coligação Nacional Siria, o ataque matou 1300 pessoas, mas o regime de Bashar al-Assad nega as acusações.

A comunidade internacional exige que os especialistas da ONU presentes na Síria se desloquem ao local e confirmem as alegações.

A administração Obama, segundo a porta-voz do Departamento de Estado, tem à sua disposição "uma série de opções" que pode adotar, caso se confirmem as acusações.

Durante o dia de hoje, o secretário de Estado, John Kerry, contactou telefonicamente vários dirigentes mundiais para discutir a crise síria, entre os quais a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, e o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, que tinha pedido anteriormente uma resposta contundente ao regime sírio.

Kerry, disse a porta-voz do Departamento de Estado, "reiterou a todos o compromisso dos EUA em apurar a fundo os factos".

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado