Mundo

Azul ou Branco? Cor de vestido lança a confusão na Internet

Azul ou Branco? Cor de vestido lança a confusão na Internet

Todos os dias há um assunto novo a discutir e parodiar na Internet. Desta feita, a razão da discórdia dos internautas foi... a cor de um vestido. Será branco ou azul? Veja a imagem e decida.

O nosso cérebro é, normalmente, uma "máquina" bem oleada mas, por vezes, prega-nos partidas. Foi esse o caso com uma fotografia de um vestido, que tem dividido a Internet: será o vestido branco e dourado ou azul e preto?

A discórdia começou de forma casual, com uma fotografia colocada na Internet por alguém muito confuso: a mãe de uma noiva decidiu fotografar o vestido que ia levar à cerimónia e quem o recebeu não conseguia discernir a cor. Dependendo de quem o vê, o vestido aparenta ser azul ou branco e há até quem veja, alternadamente, as duas cores sempre que olha para a foto.

A imagem, partilhada originalmente no Tumblr, depressa correu o Mundo e a dúvida permaneceu. O planeta dividiu-se, assim, em duas "equipas": o grupo das pessoas que acham que o vestido é azul e não percebem qual é a dúvida e a equipa dos que só conseguem ver branco e dourado e acreditam que a outra metade está a mentir.

A dúvida chegou, claro está, ao universo do Twitter, onde diversas celebridades não se coibiram de mostrar de que "lado" estavam. A cantora norte-americana Taylor Swift, por exemplo, diz que não entende "o debate" e que acha que "tudo não passa de uma partida". "Estou confusa e assustada. E, já agora, o vestido é claramente azul e preto!", diz, via Twitter. Kim Kardashian jura que o vestido é branco e dourado, mas admite que o marido, Kanye West, tem outra opinião.

As explicações surgem também no Twitter

Mas, ao contrário do que acreditava Taylor Swift, não, isto não é uma brincadeira de Net. O que acontece, explicam os neurocientistas, é que o nosso sistema ocular tenta anular a influência da luz do dia: a cor que nos aparece como predominante é determinada consoante o nível de luz que os nossos olhos decidem absorver e "esquecer". Os olhos de cada pessoa absorvem a luz de forma diferente e a maneira como a luz incide no vestido, na fotografia, leva os nossos olhos a fazer uma escolha cromática difícil. Daí que alguns vejam um vestido azul e outros um vestido branco... enquanto outros vêem algo intermédio, como branco "sujo" ou azul bebé.

E quem tinha razão, afinal? Qual é a cor original e como é possível sabê-lo com todas as certezas? Pois bem... A marca responsável pelo vestido em causa já veio ao auxílio da multidão confusa e não tem dúvidas nenhumas: o vestido é... azul! "Podemos confirmar que o vestido é azul e preto! E sabemos bem do que estamos a falar", garantiram, via Twitter.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM