Oficial

Papa reúne-se com Marcelo e Costa e estará menos de 24 horas em Fátima

Papa reúne-se com Marcelo e Costa e estará menos de 24 horas em Fátima

O Papa Francisco vai estar 24 horas em Portugal na peregrinação de maio a Fátima e tem previstos encontros com o presidente da Republica e o primeiro-ministro.

Marcelo Rebelo de Sousa será o anfitrião do Santo Padre, que chegará à base aérea de Monte Real a meio da tarde do dia 12 de maio, de acordo com o programa oficial da visita do Papa divulgado esta segunda-feira pelo Santuário de Fátima. A visita terá lugar no ano em que se celebra o centenário das aparições de Fátima, na sequência dos convites da Conferência Episcopal Portuguesa, entregues pelo presidente da República e pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.

Após a cerimónia de boas vindas em Monte Real, o Papa Francisco terá um encontro privado de 20 minutos com o presidente da República nas instalações da base. A reunião com o primeiro-ministro, António Costa, terá lugar no dia seguinte, logo pela manhã (09.10 horas), na Casa de Nossa Senhora do Carmo, em Fátima, onde o Santo Padre ficará alojado. A último ato oficial do programa é um almoço com os bispos portugueses no dia 13 em Fátima.

O Papa partirá do aeroporto Fiumicino, em Roma, às 14 horas do dia 12 de maio rumo à base aérea portuguesa, onde aterrará cerca das 16.20 horas. Cumprindo a tradição iniciada com Paulo VI, Francisco visitará a Capela de Nossa Senhora do Ar, na base de Monte Real, após o encontro com Marcelo Rebelo de Sousa. Daí, voltará aos céus para um pequeno percurso num helicóptero militar rumo ao Estádio de Fátima. Os peregrinos terão a primeira oportunidade para ver o Santo Padre entre as 17.35 horas e as 18.15 horas nas ruas de Fátima, pois a viagem entre o estádio e o santuário será feita no Papamóvel (viatura aberta).

A primeira oração do Papa está programada para as 18.15 horas na Capelinha das Aparições, recolhendo, depois, à Casa de Nossa Senhora do Carmo. Jantará em privado e, à noite (a partir das 21.30 horas), dirigirá a saudação aos peregrinos e celebrar-se-á a bênção das velas e a recitação do santo rosário, na Capelinha das Aparições.

Francisco passará apenas a manhã do dia 13 em Fátima. O dia começa com um encontro privado com o primeiro-ministro, António Costa, na Casa de Nossa Senhora do Carmo. Meia hora depois, rumará ao santuário para uma visita à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde se encontram os túmulos dos três pastorinhos: Francisco, Jacinta e Lúcia.

O Santo Padre presidirá, 10 horas, à celebração da missa no santuário e fará a homília e a bênção aos doentes. Seguir-se-á, às 12.30 horas, o almoço com os bispos portugueses na Casa de Nossa Senhora do Carmo. Cerca de duas horas depois, estará de volta à base aérea de Monte Real, de onde partirá em avião da TAP rumo a Roma após a cerimónia de despedida. A chegada a Roma, em Itália, está prevista para as 19.05 horas locais.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM