Simplex

Receita médica electrónica eleita a melhor ideia Simplex

Receita médica electrónica eleita a melhor ideia Simplex

Enviar pela Net as prescrições médicas para as farmácias, não tendo o utente de se deslocar, recebeu 12500 votos para a melhor ideia Simplex. Criar o dossiê do imóvel on-line, um modelo para licenciar obras ou o passe-museu, foram outras sugestões distinguidas.

A grande vencedora do Prémio Melhor Ideia Simplex 2010 foi atribuída ontem, sexta-feira, a cinco funcionários públicos: três do Ministério da Justiça, um do da Saúde e uma técnica da Câmara de Óbidos.

O prémio: um candeeiro em vidro translúcido, com uma enorme lâmpada (símbolo do concurso) dentro e 2.500 euros. Além disso, até Dezembro, o Governo compromete-se a concretizar que as prescrições médicas poderão ser enviadas à farmácia escolhida pelo utente, evitando deslocações desnecessárias.

As ideias à medida do cidadão foram votadas pelo público no Portal Simplex, vencendo com 12.500 votos, a receita médica on-line. Um dossiê electrónico do imóvel recebeu o primeiro prémio do júri, cabendo o segundo lugar ao passe-museu - um passe de ingressos para os principais museus e palácios dos roteiros turísticos mais procurados, que é adquirido on-line e com direito a desconto.

A ideia surgiu a Patrícia Tenreiro, 31 anos, técnica superior do Instituto de Turismo de Portugal, por frequentemente os amigos estrangeiros que visitavam Lisboa lhe pedirem para comprar entradas para os mesmos locais. Além do candeeiro (pesado), recebeu 1.500 euros que não teve de partilhar.

Ao contrário do que sucedeu com o terceiro prémio atribuído ex-aequo a uma funcionária da Câmara de Águeda, de uniformização de um modelo de licenciamento municipal de obras e a um agente da PSP para que os exames nacionais sejam enviados por via electrónica para as escolas, sem serem necessários os custos de transporte.

Na apresentação do novo programa, a secretária de Estado da Modernização Administração realçou ideias de anos anteriores como a obtenção do abono de família na GNR ou PSP, sem burocracias, cuja entrada em vigor está prevista para Setembro.

Na Educação, Maria Manuel Leitão Marques destacou a matrículanet, pela qual em Outubro os alunos do Básico podem ser matriculados no próximo ano lectivo 2010-11, mas ao computador.

Com previsão de entrada em funcionamento apenas em Maio de 2011 encontra-se o balcão único "Mudei de Casa" num único pedido se faz a alteração de morada. Basta solicitar a mudança no balcão, telefonar a saber como está o processo e confirmar posteriormente os novos dados por via electrónica.

Está prometida até ao final do ano a possibilidade de profissionais liberais e pessoas singulares poderem emitir partir do Portal das Finanças, e gratuitamente, os livros de recibo verdes. O objectivo é no futuro "ser possível o pré-preenchimento de declarações fiscais e dos livros de registos aos titulares da categoria B de IRS".

Na área agrícola, a candidatura ao gasóleo verde de uma só vez, sem que o beneficiário tenha de apresentar as confirmações todos os anos, está prevista já para Julho.

"O que aconteceu ao longo destes cinco anos foi absolutamente invulgar", disse o primeiro-ministro, no encerramento, apontando que Portugal passou, em 2006, de 16º no ranking electrónico para o topo, em 2009.

Conteúdo Patrocinado