JN
Diretor Interino
Alfredo Leite

Um dia dos diabos

Publicado

 
 
Um dia dos diabos
 

Nos bancos há um centro nervoso onde tudo se decide. Chamam-lhe o Trading Room. É um mundo de ecrãs de plasma com colunas de números abstractos em páginas de Excel onde nunca se fala de milhões.

Está tudo em poucos dígitos meticulosamente metidos em rectângulos. Três casas à esquerda do ponto decimal vão das unidades às centenas. Do outro lado, há décimas, centésimas e milésimas. Abstractos os números, concretos os valores. São milhares de milhões. Por vezes são milhões de milhões.

Operadores com um clique do rato fazem ajustamentos nas variações que vão surgindo, induzidas por murmúrios digitais que chegam de Nova Iorque a Moscovo. Raramente há pânico no Trading Room. Está (quase) tudo previsto. Há paramentos hirtos e muito pouco lugar para criatividades. Um clique numa coluna eleva alguns milésimos os dígitos que, quase à velocidade da luz, aparecem fardados de centavos de Euro nas facturas de uma qualquer parcela mensal de empréstimo e quase nem se notam. Afinal, já se sabia que o spread era variável e que do spread sai tudo. Dos custos do banco aos lucros.

Normalmente as coisas acontecem com a banalidade de um monótono jogo de vídeo online. Muito, muito, gradualmente. Mas quinta-feira 14, deste mês, foi um dia dos diabos. Houve pânico. Os sinais vieram de Hong Kong a Singapura a partir das oito da manhã. Diziam que o negócio da compra e venda de dinheiro estava a correr mal. Os fornecedores habituais estavam a subir o preço da mercadoria. Muito. Mesmo para estes dias de crise. Cliques frenéticos do rato já não conseguiam equilibrar os rectângulos Excel com toques nas milésimas. Vieram supervisores mexer nas casas à esquerda dos pontos decimais. Alteraram as dezenas dos dígitos a ver se tudo ficava na mesma. Ficou num segundo. No segundo seguinte, ficou tudo desequilibrado outra vez. "As CDS estão a disparar". "124,365 tenho aqui na melhor oferta". E continuaram por aí fora saltando dezenas de pontos. De 80 na semana passada para mais de 140 hoje. E as prestações de milhares de pessoas começaram a subir. Janeiro vai ser um mês dos diabos para os rendimentos a recibo verde contados em salários mínimos onde o clique dos ratos não equilibra contas. 14 de Janeiro de 2010. Início do pânico: começaram as negociações para o Orçamento do Estado. Inconclusivas, inadequadas, insuficientes. As empresas estrangeiras, cujo negócio é avaliar riscos para o mercado que fixa com uma mão invisível as Credit Default Swaps, estiveram atentas ao que a Reuters e a CNBC foram relatando em várias línguas: em Lisboa gasta-se muito e paga-se mal. De Berlim ao Dubai há cliques nos rectângulos das linhas onde se lê "Portugal" e onde hoje há números quase iguais aos da Irlanda que amanhã serão parecidos com os da Grécia. E que dizem que este vai ser mesmo um ano dos diabos.

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 
 

Porto encheu-se de música e gente

VER VÍDEO




Japão cria sensor que deteta álcool ou drogas no sangue do condutor
Investigadores japoneses desenvolveram uma tecnologia que pode ser colocada no assento de um automóvel e detetar se o condutor...

Quem deveria ser selecionador nacional?

Fernando Santos
Jesualdo Ferreira
José Peseiro
outro
 

 
foto Fernado Pereira/Global Imagens

Canil municipal da Maia está a rebentar pelas costuras

MARTA NEVES
O centro de recolha de animais da Maia é pequeno e está a rebentar pelas costuras. Tanto que os gatos estão todos juntos e os cães mal têm espaço nas jaulas. Com associações já a protestar, a Câmara admite fazer obras

   
 
Mais Notícias

ASAE desaconselha mel e chá de camomila a menores de dois anos

A ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica adverte os pais para não darem mel, nem colocarem nas chupetas, a crianças com menos de dois anos, sob pena de riscos para a saúde.

Agricultores temem cópias americanas do vinho do Porto

A Confederação dos Agricultores de Portugal alertou para a necessidade de defender produtos como o vinho do Porto no acordo comercial que está a ser negociado com os Estados Unidos, sob pena de abrir portas às cópias americanas.

Pedófilo português escapa à Polícia em Inglaterra

REIS PINTO
António Pedro Alves, de 41 anos, condenado à revelia a 11 anos de cadeia por ter violado, em 2011, uma menina inglesa, de 12 anos, encontra-se em fuga e a família da vítima, em desespero, anunciou que vai contratar detetives privados para o encontrarem.

F. C. Porto vence BATE Barisov no arranque da "UEFA Youth League"

O F. C. Porto iniciou, esta quarta-feira, a UEFA Youth League de futebol com uma vitória por 2-0 frente ao BATE Barisov, no Olival, com duas grandes penalidades convertidas por Rúben Macedo, aos 19 minutos, e Leonardo Ruiz, aos 76.

Norte-americano detido pela Coreia do Sul quando tentava nadar até à Coreia do Norte

As forças armadas sul-coreanas capturaram um norte-americano que tentava chegar, a nado, à Coreia do Norte, revelou a agência Yonhap citando uma fonte governamental.

Aguiar Branco quer reflexão sobre o papel de Portugal no combate ao Estado Islâmico

Sandra Ferreira
O ministro da Defesa, Aguiar Branco, alertou esta terça-feira que Portugal "não é um país periférico" e que deve refletir sobre o papel que deverá ter no combate ao Estado Islâmico. O governante, que participou nas cerimónias do feriado municipal de Tondela, alertou para o risco de ameaça e para a necessidade de combater os extremistas.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual



Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente Uva d'Ouro - JN 300x100
BT Edições Multimédia

Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Rio Ave (10)
2 - V. Guimarães (10)
3 - Benfica (10)
4 - FC Porto (10)
5 - Marítimo (9)
6 - Sp. Braga (7)
7 - Belenenses (7)
8 - Sporting (6)
9 - Moreirense (5)
10 - Arouca (4)
11 - P. Ferreira (4)
12 - Estoril (4)
13 - V. Setúbal (4)
14 - Nacional (3)
15 - Boavista (3)
16 - Académica (2)
17 - Gil Vicente (1)
18 - Penafiel (0)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 21ºC
  • 17ºC
  • HOJE
  • 22ºC
  • 17ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled