JN

Um dia dos diabos

Publicado

 
 
Um dia dos diabos
 

Nos bancos há um centro nervoso onde tudo se decide. Chamam-lhe o Trading Room. É um mundo de ecrãs de plasma com colunas de números abstractos em páginas de Excel onde nunca se fala de milhões.

Está tudo em poucos dígitos meticulosamente metidos em rectângulos. Três casas à esquerda do ponto decimal vão das unidades às centenas. Do outro lado, há décimas, centésimas e milésimas. Abstractos os números, concretos os valores. São milhares de milhões. Por vezes são milhões de milhões.

Operadores com um clique do rato fazem ajustamentos nas variações que vão surgindo, induzidas por murmúrios digitais que chegam de Nova Iorque a Moscovo. Raramente há pânico no Trading Room. Está (quase) tudo previsto. Há paramentos hirtos e muito pouco lugar para criatividades. Um clique numa coluna eleva alguns milésimos os dígitos que, quase à velocidade da luz, aparecem fardados de centavos de Euro nas facturas de uma qualquer parcela mensal de empréstimo e quase nem se notam. Afinal, já se sabia que o spread era variável e que do spread sai tudo. Dos custos do banco aos lucros.

Normalmente as coisas acontecem com a banalidade de um monótono jogo de vídeo online. Muito, muito, gradualmente. Mas quinta-feira 14, deste mês, foi um dia dos diabos. Houve pânico. Os sinais vieram de Hong Kong a Singapura a partir das oito da manhã. Diziam que o negócio da compra e venda de dinheiro estava a correr mal. Os fornecedores habituais estavam a subir o preço da mercadoria. Muito. Mesmo para estes dias de crise. Cliques frenéticos do rato já não conseguiam equilibrar os rectângulos Excel com toques nas milésimas. Vieram supervisores mexer nas casas à esquerda dos pontos decimais. Alteraram as dezenas dos dígitos a ver se tudo ficava na mesma. Ficou num segundo. No segundo seguinte, ficou tudo desequilibrado outra vez. "As CDS estão a disparar". "124,365 tenho aqui na melhor oferta". E continuaram por aí fora saltando dezenas de pontos. De 80 na semana passada para mais de 140 hoje. E as prestações de milhares de pessoas começaram a subir. Janeiro vai ser um mês dos diabos para os rendimentos a recibo verde contados em salários mínimos onde o clique dos ratos não equilibra contas. 14 de Janeiro de 2010. Início do pânico: começaram as negociações para o Orçamento do Estado. Inconclusivas, inadequadas, insuficientes. As empresas estrangeiras, cujo negócio é avaliar riscos para o mercado que fixa com uma mão invisível as Credit Default Swaps, estiveram atentas ao que a Reuters e a CNBC foram relatando em várias línguas: em Lisboa gasta-se muito e paga-se mal. De Berlim ao Dubai há cliques nos rectângulos das linhas onde se lê "Portugal" e onde hoje há números quase iguais aos da Irlanda que amanhã serão parecidos com os da Grécia. E que dizem que este vai ser mesmo um ano dos diabos.

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 
 

Dwayne Johnson e Irina Shayak em nova versão de "Hércules"

VER VÍDEO




Escalou montanha de tanga para pagar aposta no Brasil
Um adepto de futebol subiu a maior montanha do País de Gales usando apenas uma tanga depois ter perdido uma aposta sobre...

Quem vence as primárias no PS?

António Costa
António José Seguro
 

 
foto Henriques da Cunha / Global Imagens

Choque com dois camiões e quatro ligeiros causa um morto e 11 feridos

JN
Uma pessoa morreu e outras 11 ficaram feridas na sequência de uma colisão entre dois pesados e quatro viaturas ligeiras no IC2, perto da localidade de Benedita, concelho de Alcobaça. Trânsito esteve interrompido mais de cinco horas.

   
 
Mais Notícias

PSD congratula-se com escolha de "rosto inconformado" para a Comissão Europeia

O PSD caraterizou, esta sexta-feira, o comissário português indigitado, Carlos Moedas, como um "rosto inconformado" com a situação económica de Portugal e destacou o "consenso nacional" verificado em torno da ministra das Finanças, em declarações na sede lisboeta.

Israel acusa Hamas de "violação flagrante" do cessar-fogo e há mais 30 palestinianos mortos

O Governo israelita acusou, esta sexta-feira, o movimento palestiniano Hamas e os seus aliados de "violação flagrante" do cessar-fogo menos de quatro horas após a sua entrada em vigor na Faixa de Gaza, contabilizando-se mais de trinta palestinianos mortos.

Sindicato exige publicação de acordos para 35 horas de trabalho nas autarquias

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local realiza, esta sexta-feira, um plenário junto ao Ministério das Finanças para exigir a homologação dos acordos referentes à aplicação do regime das 35 horas semanais de trabalho nas autarquias.

GNR inicia operação "Boas Vindas"

A Guarda Nacional Republicana inicia no fim de semana a operação "Boas Vindas", com o objetivo de apoiar os emigrantes e os turistas estrangeiros que entrem em Portugal por via terrestre.

Ronaldo volta a treinar e Coentrão regressa a Madrid para nascimento do filho

O regresso de Cristiano Ronaldo aos treinos em conjunto e a dispensa de Fábio Coentrão marcaram o treino de quinta-feira do Real Madrid na digressão que o clube espanhol de futebol está a realizar pelos Estados Unidos.

Sara Sampaio eleita musa de verão

Não há dia em que Sara Sampaio não seja notícia pelo Mundo fora, quer por algum motivo relacionado com um novo trabalho na moda quer simplesmente por causa das suas curvas.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual



Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



BT Edições Multimédia
Continente Uva d'Ouro - JN 300x100

Cofidis Agosto - JN 300x100 (01-08 Agosto)
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 21ºC
  • 17ºC
  • HOJE
  • 20ºC
  • 16ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled