JN

Vêm aí os turbomédicos

Publicado

 

O alerta do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos de que irá aparecer por aí, num futuro próximo, aquilo que o presidente desse organismo chama de "médicos de segunda", com diplomas obtidos em escolas privadas ou por "equivalência" (à maneira da controversa licenciatura de Relvas), devia ser levado a sério pelo Ministério da Educação, que tanto fala em "rigor" e em "qualidade".

A posição da Ordem dos Médicos surge na sequência da notícia de que uma escola privada terá arranjado maneira de transformar os seus licenciados em Ciências Biomédicas em turbolicenciados em Medicina (com dois meros anos de formação especializada), entrando por "equivalência" no 4.o ano da universidade espanhola Alfonso X, El Sabio. Tudo, como habitualmente, "dentro da lei".

O "caso Relvas" é apenas expressão daquilo que poderíamos classificar de "caso português", o chico-espertismo. Este atingiu proporções inimagináveis com o negócio de diplomas em que se tornou algum ensino superior privado (uma escola já oferece mesmo "licenciaturas duplas" em quatro anos, ao bom estilo promocional do "pague uma e leve duas").

A não ser que o Ministério da Saúde faça como o da Justiça, que não aceita licenciados à bolonhesa em Direito nas magistraturas, o mais certo é que os turbomédicos acabem no SNS-D (D de "desconstruído") do dr. Paulo Macedo: ficarão em conta e, para quem é, bacalhau basta.

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 

Mais artigos de opinião do mesmo autor

 
 

Motos antigas foram as rainhas nos Aliados

VER VÍDEO




Canoistas ficam presos no dorso de uma baleia
Pai e filha estavam a andar de caiaque na costa de Puerto Madryn, Argentina, quando foram levantados por duas baleias no...

Quem vence as primárias no PS?

António Costa
António José Seguro
 

 
foto TIAGO MARQUES/LUSA

Casa onde viveu Salazar à venda por cinco milhões de euros

A casa que António de Oliveira Salazar escolheu para viver, em 1933, data da instituição do Estado Novo, mas que abandonou após ter sido alvo de um aparatoso atentado, em 1937, está à venda por cinco milhões de euros.

   
 
Mais Notícias

Granadeiro adia reunião com Associação de Investidores

O presidente executivo da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, adiou a reunião de terça-feira agendada com a Associação de Investidores do Mercado de Capitais para data a definir.

PS exige ao Governo conhecer estudos sobre aeroporto complementar ao da Portela

O PS exigiu, esta segunda-feira, que o ministro da Economia apresente estudos que sustentem a localização do Montijo para a instalação de um aeroporto complementar ao da Portela, em Lisboa, e esclareça a responsabilidade financeira pela construção.

GNR faz 56 detenções em operação de combate à criminalidade violenta

A Guarda Nacional Republicana anunciou, esta segunda-feira, a detenção de 54 pessoas na passada sexta-feira, numa operação de combate à criminalidade violenta e de fiscalização rodoviária.

Benfica viaja amanhã para Genebra

Rui Farinha
A equipa do Benfica viaja, esta terça-feira à hora do almoço, para Genebra, na Suíça, onde vai disputar dois jogos particulares. Defronta o Sion, depois de amanhã, e o Atlético de Bilbau, no dia seguinte. Ambos os jogos realiza-se às 18.30 horas e são transmitidos pela BTV.

Sobreviventes do 'ferry' culpam tripulação e serviços de socorro da Coreia do Sul

Seis sobreviventes do naufrágio do 'ferry' sul-coreano 'Sewol' culparam, esta segunda-feira, a tripulação, que ordenou aos passageiros que se mantivessem nos camarotes, e os serviços de socorro por não ajudarem quem ficou preso nos primeiros momentos do acidente.

Investigadores analisam geologia de Marte com métodos usados no estudo da Terra

Uma equipa internacional de especialistas liderada pela Universidade de Coimbra está a analisar a geologia de Marte com métodos idênticos aos aplicados na Terra, para avaliar a erosão daquele planeta.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual



Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente Uva d'Ouro - JN 300x100

Cofidis 300x100 (CTR_FOR_Destaque_v1)
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 26ºC
  • 17ºC
  • HOJE
  • 28ºC
  • 21ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled