JN
Diretor Interino
Alfredo Leite

Vêm aí os turbomédicos

Publicado

 

O alerta do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos de que irá aparecer por aí, num futuro próximo, aquilo que o presidente desse organismo chama de "médicos de segunda", com diplomas obtidos em escolas privadas ou por "equivalência" (à maneira da controversa licenciatura de Relvas), devia ser levado a sério pelo Ministério da Educação, que tanto fala em "rigor" e em "qualidade".

A posição da Ordem dos Médicos surge na sequência da notícia de que uma escola privada terá arranjado maneira de transformar os seus licenciados em Ciências Biomédicas em turbolicenciados em Medicina (com dois meros anos de formação especializada), entrando por "equivalência" no 4.o ano da universidade espanhola Alfonso X, El Sabio. Tudo, como habitualmente, "dentro da lei".

O "caso Relvas" é apenas expressão daquilo que poderíamos classificar de "caso português", o chico-espertismo. Este atingiu proporções inimagináveis com o negócio de diplomas em que se tornou algum ensino superior privado (uma escola já oferece mesmo "licenciaturas duplas" em quatro anos, ao bom estilo promocional do "pague uma e leve duas").

A não ser que o Ministério da Saúde faça como o da Justiça, que não aceita licenciados à bolonhesa em Direito nas magistraturas, o mais certo é que os turbomédicos acabem no SNS-D (D de "desconstruído") do dr. Paulo Macedo: ficarão em conta e, para quem é, bacalhau basta.

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 

Mais artigos de opinião do mesmo autor

 
 

Um Sonho Certo - Uma História do Algarve

VER VÍDEO




Câmara no sutiã revela olhares indiscretos
Homens, mulheres, crianças e até um cão. Todos foram apanhados a olhar para o peito de mulher, num vídeo da Nestlé de alerta...

Fernando Santos é a melhor opção para a seleção nacional?

Sim
Não
 

 

Nova loja de bricolage atraiu centenas de pessoas a Canidelo

CARLA SOFIA LUZ
O Fojo já é um nó difícil de desatar para a maioria dos automobilistas que por lá passa. Ontem, a paciência teve de ser redobrada. A abertura da loja de bricolage BricoDepôt, e do restaurante McDonald"s no terreno da antiga fábrica de cerâmica do Fojo, em Canidelo (Gaia), gerou confusão no trânsito sem paralelo, atraindo centenas de curiosos e de clientes.

   
 
Mais Notícias

Cristiano Ronaldo preocupado com lesão sofrida frente ao Ludogorets

O português Cristiano Ronaldo mostrou-se, esta quarta-feira à noite, preocupado com a lesão sofrida na vitória do Real Madrid sobre o Ludogorets (2-1), da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol.

Conheça as principais medidas da reforma do IRS

A Comissão da Reforma do IRS insiste na extinção progressiva da sobretaxa de 3,5% a partir do próximo ano e recomenda que, depois disso, o Governo faça uma revisão dos escalões do imposto "tão cedo quanto possível.

Charlene do Mónaco está grávida de gémeos

M.R.
Após meses de especulação e de o pai da própria princesa ter adiantado a algumas publicações a informação, a revista espanhola "Hola!" avança que, para Charlene do Mónaco, a "alegria de ser mamã vai ser dupla". A princesa terá confirmado a gravidez de gémeos, que deverão nascer no final do ano.

Morreu o artista plástico Espiga Pinto

O artista plástico Espiga Pinto, de 74 anos, morreu esta quarta-feira à tarde na cidade do Porto, disse o seu filho, que remeteu para quinta-feira informações sobre as exéquias.

Estudantes fazem ultimato a chefe do executivo de Hong Kong

Estudantes de Hong Kong fizeram esta quarta-feira um ultimato ao chefe do executivo local, Leung Chun-ying, exigindo que se demita até quinta-feira, sob pena de ocuparem edifícios governamentais, excluindo serviços sociais ou de saúde.

Exposição de bustos de presidentes da República causa polémica

PCP, BE e PEV exigiram, esta quarta-feira, a suspensão de uma exposição de bustos dos presidentes da República patente no andar nobre da Assembleia da República por considerarem que branqueia o significado histórico e político do Estado Novo.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual


Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



BT Edições Multimédia

Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (16)
2 - FC Porto (12)
3 - Marítimo (12)
4 - Sp. Braga (11)
5 - V. Guimarães (11)
6 - Rio Ave (10)
7 - Sporting (10)
8 - Belenenses (10)
9 - P. Ferreira (8)
10 - Arouca (7)
11 - V. Setúbal (7)
12 - Boavista (7)
13 - Académica (6)
14 - Moreirense (6)
15 - Estoril (5)
16 - Nacional (4)
17 - Penafiel (4)
18 - Gil Vicente (1)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 27ºC
  • 16ºC
  • HOJE
  • 26ºC
  • 16ºC
  • AMANHÃ

 

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled