Vêm aí os turbomédicos
03.08.2012
Manuel António Pina

O alerta do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos de que irá aparecer por aí, num futuro próximo, aquilo que o presidente desse organismo chama de "médicos de segunda", com diplomas obtidos em escolas privadas ou por "equivalência" (à maneira da controversa licenciatura de Relvas), devia ser levado a sério pelo Ministério da Educação, que tanto fala em "rigor" e em "qualidade".

A posição da Ordem dos Médicos surge na sequência da notícia de que uma escola privada terá arranjado maneira de transformar os seus licenciados em Ciências Biomédicas em turbolicenciados em Medicina (com dois meros anos de formação especializada), entrando por "equivalência" no 4.o ano da universidade espanhola Alfonso X, El Sabio. Tudo, como habitualmente, "dentro da lei".

O "caso Relvas" é apenas expressão daquilo que poderíamos classificar de "caso português", o chico-espertismo. Este atingiu proporções inimagináveis com o negócio de diplomas em que se tornou algum ensino superior privado (uma escola já oferece mesmo "licenciaturas duplas" em quatro anos, ao bom estilo promocional do "pague uma e leve duas").

A não ser que o Ministério da Saúde faça como o da Justiça, que não aceita licenciados à bolonhesa em Direito nas magistraturas, o mais certo é que os turbomédicos acabem no SNS-D (D de "desconstruído") do dr. Paulo Macedo: ficarão em conta e, para quem é, bacalhau basta.

ver todos os artigos do autor
 



foto Teixeira Correia

Carro mergulhado em barragem com cadáver lá dentro

Teixeira Correia
Um carro com o corpo de um homem de 77 anos, desaparecido desde 2013, foi encontrado esta terça-feira na barragem do Roxo, em Ervidel, Aljustrel.
 
 
Cartoon Elias o sem abrigo de R. Reimão e Aníbal F. 08-07-2015

"Jornal de Notícias" na capa do "As"

A provável chegada de Casillas ao Porto para reforçar o Dragão está a provocar grandes emoções em Espanha.

Tsipras comprometeu-se a apresentar medidas até 5.ª feira, revela Passos Coelho

O governo grego comprometeu-se hoje perante os seus parceiros a apresentar dentro de dois dias uma proposta de programa "convincente", anunciou o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no final de uma cimeira da zona euro...

Eleições na Liga de Clubes até final do mês

A mudança de Estatutos e consequente renuncia de Luís Duque ao cargo de presidente vão levar à relação de eleições na Liga de Clubes.

Olympiacos anuncia contratação de Marco Silva

O Olympiacos, atual campeão grego de futebol, anunciou a contratação do treinador português Marco Silva, ex-Sporting, que assim sucede ao também técnico português Vítor Pereira no comando técnico da equipa grega.

Inquérito

Depois do "Não", a Grécia sai da Zona Euro?

Sim
Não

Dossiês

Regata Barcos Rabelo
Regata Barcos Rabelo
A detenção de Sócrates
A detenção de Sócrates
Português atual
Português atual

NOS ConferênciaPrémioInovaçãoNOS - JN Destaque
Continente Uva d'Ouro 2015 - JN 300x100
 

Serviços


27º 18º
HOJE, 08 de Julho

Amanhã27º |16º
Sexta22º |15º
Sábado23º |15º
Domingo26º |16º

 



Global Notícias - Media Group S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled