Vêm aí os turbomédicos
03.08.2012
Manuel António Pina

O alerta do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos de que irá aparecer por aí, num futuro próximo, aquilo que o presidente desse organismo chama de "médicos de segunda", com diplomas obtidos em escolas privadas ou por "equivalência" (à maneira da controversa licenciatura de Relvas), devia ser levado a sério pelo Ministério da Educação, que tanto fala em "rigor" e em "qualidade".

A posição da Ordem dos Médicos surge na sequência da notícia de que uma escola privada terá arranjado maneira de transformar os seus licenciados em Ciências Biomédicas em turbolicenciados em Medicina (com dois meros anos de formação especializada), entrando por "equivalência" no 4.o ano da universidade espanhola Alfonso X, El Sabio. Tudo, como habitualmente, "dentro da lei".

O "caso Relvas" é apenas expressão daquilo que poderíamos classificar de "caso português", o chico-espertismo. Este atingiu proporções inimagináveis com o negócio de diplomas em que se tornou algum ensino superior privado (uma escola já oferece mesmo "licenciaturas duplas" em quatro anos, ao bom estilo promocional do "pague uma e leve duas").

A não ser que o Ministério da Saúde faça como o da Justiça, que não aceita licenciados à bolonhesa em Direito nas magistraturas, o mais certo é que os turbomédicos acabem no SNS-D (D de "desconstruído") do dr. Paulo Macedo: ficarão em conta e, para quem é, bacalhau basta.

ver todos os artigos do autor
 



Viagem Medieval espera voltar a bater recorde do número de visitantes
foto André Gouveia/Global Imagens

Viagem medieval espera enchente

Milene Marques
É tempo de conquistar o Algarve aos mouros e dar vivas a D. Afonso III, recuando ao século XIII durante doze dias, em Santa Maria da Feira. A 19.ª Viagem Medieval arranca quarta-feira.
 
 
Cartoon Elias o sem abrigo de R. Reimão e Aníbal F. 28-07-2015

Soares da Costa suspende despedimento coletivo

O Sindicato da Construção disse ter obtido garantias da Soares da Costa do pagamento na próxima semana de um dos dois meses de salários em atraso em Angola e da suspensão do processo de despedimento coletivo em Portugal.

Equipas de nove ciclistas na Volta a Portugal

A União Ciclista Internacional permitiu esta terça-feira a inscrição de nove ciclistas por equipa na 77.ª Volta a Portugal.

Vodafone Espanha anuncia despedimento coletivo

A Vodafone Espanha e Vodafone Ono comunicaram aos representantes dos trabalhadores um despedimento coletivo que pode abranger até um máximo de 1300 trabalhadores.

Óleo adulterado leva empresário de Taiwan à prisão

Um tribunal condenou o presidente de uma empresa de Taiwan a 20 anos de prisão pelo seu papel no escândalo do óleo alimentar adulterado, que motivou a demissão de um ministro.

Megaoperação com 212 detidos na Venezuela

As autoridades venezuelanas detiveram 212 pessoas, no âmbito de uma megaoperação policial contra a criminalidade.

Sismo de magnitude 7 causou pânico na Indonésia

Um sismo de magnitude 7,0 atingiu a Indonésia e deixou vários edifícios danificados e uma pessoa desaparecida.

Encontrados 13 corpos num barco no Mediterrâneo

Treze cadáveres foram encontrados a bordo de uma embarcação em que viajavam outros 522 imigrantes e que navegava nas águas do canal da Sicília.

Inquérito

A devolução da sobretaxa de IRS é uma medida eleitoralista?

Sim
Não

Dossiês

Regata Barcos Rabelo
Regata Barcos Rabelo
A detenção de Sócrates
A detenção de Sócrates
Português atual
Português atual

Emirates Microsite 15destinos destaque JN
 

Serviços


23º 16º
HOJE, 28 de Julho

Amanhã23º |16º
Quinta23º |16º
Sexta23º |16º
Sábado25º |16º

 



Global Notícias - Media Group S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled