Vêm aí os turbomédicos
03.08.2012
Manuel António Pina

O alerta do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos de que irá aparecer por aí, num futuro próximo, aquilo que o presidente desse organismo chama de "médicos de segunda", com diplomas obtidos em escolas privadas ou por "equivalência" (à maneira da controversa licenciatura de Relvas), devia ser levado a sério pelo Ministério da Educação, que tanto fala em "rigor" e em "qualidade".

A posição da Ordem dos Médicos surge na sequência da notícia de que uma escola privada terá arranjado maneira de transformar os seus licenciados em Ciências Biomédicas em turbolicenciados em Medicina (com dois meros anos de formação especializada), entrando por "equivalência" no 4.o ano da universidade espanhola Alfonso X, El Sabio. Tudo, como habitualmente, "dentro da lei".

O "caso Relvas" é apenas expressão daquilo que poderíamos classificar de "caso português", o chico-espertismo. Este atingiu proporções inimagináveis com o negócio de diplomas em que se tornou algum ensino superior privado (uma escola já oferece mesmo "licenciaturas duplas" em quatro anos, ao bom estilo promocional do "pague uma e leve duas").

A não ser que o Ministério da Saúde faça como o da Justiça, que não aceita licenciados à bolonhesa em Direito nas magistraturas, o mais certo é que os turbomédicos acabem no SNS-D (D de "desconstruído") do dr. Paulo Macedo: ficarão em conta e, para quem é, bacalhau basta.

ver todos os artigos do autor
 



Em 2009, restrições semelhantes foram aplicadas ao Bairro Alto
foto Gonçalo Villaverde / Global Imagens

Bares do centro de Lisboa passam a fechar mais cedo em janeiro

 
A restrição de horários a aplicar aos bares do Cais Sodré, Bica e Santos, em Lisboa, vai entrar em vigor a 23 de janeiro e no fim de semana anterior haverá uma ação de sensibilização.
 
 
Cartoon Elias o sem abrigo de R. Reimão e Aníbal F. 18-12-2014

Todos os voos da TAP nos dias da greve estão programados

Todos os voos da TAP para os quatro dias de greve estão programados, disse fonte oficial da companhia aérea, que está a analisar os efeitos da requisição civil aprovada esta quinta-feira pelo Governo.

Governo autoriza 7,8 milhões de euros para ligação aérea Bragança/Portimão

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, uma despesa máxima de cerca de 7,8 milhões de euros para a adjudicação, em regime de concessão, da rota aérea Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão, durante três...

Detido casal que raptou e violou mulheres

Um homem e uma mulher foram detidos pela Polícia Judiciária pela presumível prática, em coautoria, dos crimes de rapto e de violação de que foram vítimas três mulheres em Cantanhede.

Inquérito

Quem será eleito o melhor jogador do Mundo?

Messi
Neuer
Ronaldo

Dossiês

A detenção de Sócrates
A detenção de Sócrates
O caso BES
O caso BES
Português atual
Português atual

Cronologia 2014
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - JN Destaque
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
TSF Superbrand - JN destaque
 

Futebol

Vídeos da Liga
1ª Liga
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (34)
2 - FC Porto (28)
3 - V. Guimarães (28)
4 - Sp. Braga (25)
5 - Sporting (24)
6 - P. Ferreira (22)
7 - Belenenses (21)
8 - Rio Ave (19)
9 - Moreirense (17)
10 - Marítimo (16)
11 - Estoril (15)
12 - Boavista (13)
13 - Nacional (12)
14 - V. Setúbal (11)
15 - Penafiel (10)
16 - Académica (9)
17 - Arouca (9)
18 - Gil Vicente (6)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 13ºC
  • 6ºC
  • HOJE
  • 16ºC
  • 6ºC
  • AMANHÃ

 

banner Barómetro Tomar o pulso ao país


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled