JN

A Igreja não deve dar-se à pobreza

Publicado

 

A Igreja Católica Apostólica Romana conquistou entre os portugueses um papel especial de partilha espiritual e social, o qual se acentua sempre que cresce o desespero da marginalização e do isolamento. A austeridade dos últimos anos é apenas um novo período em que a fé se pode tornar refém da falta de comida, de dormida e de trabalho. Generosamente, as inúmeras redes da caridade procuram suprir as falências do sistema social que cabe ao Estado garantir, incluindo em tempos de economia de guerra como os que temos vivido. Conhecedora como ninguém do país real, das pessoas e das suas coisinhas, paróquia a paróquia, repousa sobre os ombros da hierarquia da Igreja Católica a enorme responsabilidade de não ceder à tentação de se substituir ao Estado no cumprimento dos deveres básicos consagrados na Constituição da República. Se não o fizer, a Igreja corre o risco de cumplicidade com razões de ordem política que forjam o empobrecimento para melhor dispor de trabalho mais barato e mais conformado.

É verdade que as repetidas tomadas de posição do Papa Francisco sobre a degenerescência do modelo capitalista - designadamente a globalização da especulação financeira assente na abstração desumana dos chamados mercados - são uma garantia para podermos pensar que do Vaticano não partirá incentivo algum para que o sistema de caridade da Igreja vá substituindo o sistema de solidariedade social que cabe ao Estado garantir através dos impostos e contribuições de todos os portugueses ativos.

Ainda assim, declarar esta preocupação sobre o papel da Igreja é apenas um ato de memória ao qual basta rebobinar a história 40 anos, até à ditadura que o 25 de Abril derrubou.

Nesses tempos, por entre novenas, missas e procissões, as chamadas boas famílias tentavam ganhar o Céu com os seus pobres. Era todo um sistema assistencial em que se compraziam essas almas. Tratava-se de um sistema de perdão de pecados devidamente etiquetado: sopa dos pobres, esmola dos pobres, sexta-feira dos pobres.

Para cada uma dessas almas caridosas, ter o seu pobre era como ter passaporte com visto passado para a vida eterna. Por isso, cada uma defendia com unhas e dentes o seu pobre. A ponto de um pobre poder ser defendido contra outro pobre, nessa espécie de mercado acionista em que participavam as boas famílias.

No livro "Peregrinação Interior - Reflexões sobre Deus", o católico Alçada Baptista escreve magistralmente sobre essa apropriação da política social pela caridade das boas famílias ao descrever o desespero de uma dama a quem eram rejeitados todos os pedidos de roupas e mercearias dado a sua pobre ter uma filha que ganhava 12 escudos. Não podendo ver satisfeitos os seus interesses nesse leilão de produtos para a pobreza, a dama em questão fez um pedido: "Está bem, mas então deem-me uma pobre que não seja rica".

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 
 

"Thrillers" de cortar o fôlego

VER VÍDEO




"Homem aranha sem poderes" escalou torre mais alta de Macau
O "alpinista" urbano Alain Robert escalou, esta quarta-feira, a torre mais alta do resort Galaxy, em Macau, numa iniciativa...

O Benfica chega à final da Liga Europa?  info

Sim
Não
 

 
foto Adelino Meireles / Global Imagens

12 mil pessoas vão encher Coimbra de cor na Color Run

A organização da Color Run espera ter 12 mil participantes no evento que se realiza em Coimbra, no sábado, por volta das 16 horas, procurando com a corrida "estimular hábitos saudáveis".

   
 
Mais Notícias

Lucros do Facebook triplicaram e atingiram quase 465 milhões de euros

Os lucros do Facebook quase triplicaram no primeiro trimestre, para 642 milhões de dólares (464,7 milhões de euros), enquanto as receitas aumentaram 72%, ajudadas pelos ganhos relacionados com os utilizadores em telemóveis.

Descarrilamento de comboio provoca 57 mortos no Congo

Pelo menos 57 pessoas morreram na terça-feira no sudeste da República Democrática do Congo no descarrilamento de um comboio cuja locomotiva se desprendeu, segundo o mais recente balanço feito pelas autoridades locais.

Passos promete "atacar" edifícios com amianto até ao verão

O primeiro-ministro disse esta quarta-feira que, até ao verão, ficará definido o "plano de ataque e ação" para os edifícios públicos com amianto e que o levantamento dos locais afetados estará concluído até ao final do mês.

Real Madrid vence Bayern Munique com golo de Benzema

Norberto A. Lopes
Num jogo bem disputado, Benzema fez a diferença e garante uma vantagem aos espanhóis na primeira mão das meias-finais da Champions. Ronaldo fez das suas e Pepe saiu lesionado.

FMI vai realizar visitas semestrais a Portugal até 2021

O Fundo Monetário Internacional esclareceu, esta quarta-feira, que, após o resgate, Portugal vai entrar num processo de monitorização pós-programa, realizando visitas ao país duas vezes por ano até 2021, disse à Lusa fonte oficial do Fundo.

Profissionais das escolas devem ter formação em suporte básico de vida

A maioria dos profissionais de educação das escolas deve ter formação em suporte básico de vida, sugere o Programa Nacional de Saúde Escolar - 2014, colocado em discussão pública, esta quarta-feira.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

40 anos do 25 de Abril
40 anos do 25 de Abril

/Dossies/dossie.aspx?dossier=40 anos da revolução de abril


Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais

Roller Derby: Guerreiras sobre patins

Roller Derby: Guerreiras sobre patins

Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente UVA D'OURO 2014
Empreendedorismo
Amazing Romance in Thailand - JN Destaque (Participação)
fbem gif

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 
 


Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (73)
2 - Sporting (66)
3 - FC Porto (58)
4 - Estoril (50)
5 - Nacional (44)
6 - Marítimo (37)
7 - Sp. Braga (36)
8 - V. Setúbal (35)
9 - Académica (33)
10 - V. Guimarães (31)
11 - Rio Ave (31)
12 - Arouca (28)
13 - Gil Vicente (28)
14 - Belenenses (24)
15 - P. Ferreira (23)
16 - Olhanense (21)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 14ºC
  • 8ºC
  • HOJE
  • 14ºC
  • 12ºC
  • AMANHÃ

 

Media Lab
destaque conselhoeditorial


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled