JN
Diretor Interino
Alfredo Leite

Há solução: redistribuir a riqueza

Publicado

 

O BES viveu no centro de um vulcão bolsista que a dimensão de Portugal e do seu mercado bancário não justificariam em tempos de normalidade. Mas é de dias incertos que vivemos, nós, a Europa e, feitas as contas, todo o mundo capitalista. Eis o que, em boa medida, explica que um problema com um banco português fosse suscetível de ser considerado tão contagioso e logo para tantos mercados bolsistas. Outra parte da explicação residirá na ainda fresca libertação do jugo da troika, conseguida há apenas cerca de um mês.

Como parece ter ficado claro na garantia dada pelo governador do Banco de Portugal, podem os depositantes do BES dormir descansados. E isso bastou para que o banco, os outros bancos e a Bolsa reagissem positivamente e a exagerada sensação de contágio deixasse de vaguear pelas praças europeias.

Mas não há que iludir: o vulcão existiu mesmo.

Em primeiro lugar, existiu porque para os mercados tardou o aclaramento de que o problema do Grupo Espírito Santo não era de molde a afetar a solvabilidade do banco, incluindo o detalhe não despiciendo de uma almofada de dois mil milhões de euros constituída como garantia.

Em segundo lugar, existiu porque para os mercados ainda não estava claro que o setor bancário português tivesse feito (e bem) todo o trabalho de casa na conclusão do programa de assistência financeira patrocinado pela troika.

Aclaradas ambas as questões e encontradas as razões da erupção vulcânica, podem, pois, os aforradores com depósitos no BES ter um fim de semana mais descansado. Exceto os crentes na prevalência da justiça social e da igualdade de oportunidades como modo de vida a atingir.

Em boa verdade, os últimos números conhecidos sobre a repartição da riqueza renegam essas duas ideias básicas do mundo civilizado e, mais ainda, dos regimes democráticos de que a Europa foi pioneira e vanguarda.

Desses grandes números, devemos reter, desde logo, o que mais dará que pensar e... trabalhar: metade da riqueza produzida está nas mãos de apenas um por cento da população mundial!

Mas há mais, muito mais: metade da população considerada em estado de pobreza, cerca de quatro mil milhões de almas, detém a mesma riqueza que as 85 pessoas mais ricas. E só na Europa, os 10 mais ricos somam 217 mil milhões, ou seja, 1,3 por cento da riqueza mundial.

Por fim, comparando o incomparável: a população que sobrevive com menos de 10 dólares representa 69 por cento da população mundial e três por cento da riqueza total produzida, enquanto 0,7 por cento da população vive com mais de um milhão de dólares e detém 41 por cento da riqueza produzida no Mundo.

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 
 

Trio usa carro para arrombar ourivesaria em Penafiel

VER VÍDEO




Jornal noticia suicídio de cão
"Adeus, mundo cruel", terá ladrado um canídeo antes de se lançar da janela de um prédio, junto à Conservatória do Registo...

Quem vence as primárias no PS?

António Costa
António José Seguro
 

 
foto Júlio Lobo Pimentel / Global Imagens

Incidente com passageiro interrompeu linha do Metro de Lisboa

A circulação na linha vermelha do Metropolitano de Lisboa esteve interrompida, entre as 10.38 horas e as 11.58 horas, devido a um incidente com um passageiro, disse fonte da empresa.

   
 
Mais Notícias

Presidente do Paris Saint-Germain considera "injusto" o "fair-play" financeiro

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaifi, afirmou, esta terça-feira, que o "fair-play" financeiro imposto pela UEFA é "uma medida injusta", apesar das sanções aplicadas não terem afetado o clube da liga francesa de futebol.

Suspeito de esfaquear idoso em Cal de Bois fica em prisão preventiva

Tiago Jorge, o homem de 33 anos que é suspeito de ter esfaqueado um idoso de 79 anos, no passado dia 23 de agosto, em Cal de Bois (Alijó), vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

New Order na Mute Records

JN
Os New Order assinaram com a editora Mute Records, passando a banda inglesa a fazer parte do catálogo de uma das mais importantes editoras independentes britânicas. O próximo álbum será, portanto, já lançado pela estrutura de Daniel Miller.

Segurança Social exige pagamento de quase 35 euros por dívida de 4 cêntimos

A Segurança Social exigiu o pagamento de 34,96 euros a um cidadão que tinha uma alegada dívida de 0,04 euros, segundo um documento a que a Lusa teve acesso.

Maioria PSD/CDS-PP aprova reposição de cortes salariais na função pública

A maioria PSD/CDS-PP aprovou, esta terça-feira, no parlamento a reposição dos cortes salariais aos trabalhadores da função pública com vencimentos acima dos 1500 euros por mês.

Ataque à bomba mata 11 polícias no Egito

Onze polícias egípcios morreram, esta terça-feira, após a explosão de uma bomba colocada na estrada ter atingido o veículo blindado onde seguiam, na península de Sinai.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual



Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente Uva d'Ouro - JN 300x100
BT Edições Multimédia
Cofidis 300x100 01 a 30 Setembro

Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Rio Ave (9)
2 - V. Guimarães (9)
3 - FC Porto (9)
4 - Sp. Braga (7)
5 - Benfica (7)
6 - Belenenses (6)
7 - Marítimo (6)
8 - Sporting (5)
9 - V. Setúbal (4)
10 - Moreirense (4)
11 - Nacional (3)
12 - P. Ferreira (3)
13 - Académica (2)
14 - Arouca (1)
15 - Estoril (1)
16 - Gil Vicente (0)
17 - Penafiel (0)
18 - Boavista (0)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 23ºC
  • 17ºC
  • HOJE
  • 21ºC
  • 16ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled