O discurso e a prática
18.11.2014
Alberto Castro

"Para certos países do Sul da Europa, como Portugal (......), a diferença na qualidade da gestão explica metade da distância na produtividade total dos factores relativamente aos Estados Unidos (......)".

Mesmo que o processo não seja mecânico, somos tentados a dizer que, se a qualidade média da gestão das empresas portuguesas fosse igual à das empresas americanas, tal facto, só por si, reduziria a diferença na produtividade entre os dois países para metade. Num país habituado a imputar o seu atraso económico ao Estado, está na altura de começar a prestar atenção a conclusões como esta. Resulta de um estudo sobre a qualidade da gestão no Mundo (http://worldmanagementsurvey.org), que se vem efectuando há 10 anos. É verdade que a explicação para a diferença fica a meio, o que não invalida a perplexidade por se falar tão pouco de um factor com esta relevância, por comparação com a conversa sobre políticas públicas e custos de contexto.

Talvez seja o resultado de não termos plena consciência do problema. O referido estudo é, a esse propósito, elucidativo: quando é pedido aos gestores portugueses que façam uma auto-avaliação da qualidade das suas práticas de gestão, atribuem-se a si próprios méritos que os colocam no quarto lugar do ranking. Neste domínio, auto-estima não nos falta! Imagine quem serão os outros três países melhores do que nós? Brasil, em primeiro lugar, Grécia e Índia. Nem mais, nem menos!

O "Expresso" deste fim-de-semana é um bom exemplo de que este é um assunto pouco explorado. A sua secção de Economia contém dois inquéritos, um a gestores saídos de um dos MBA mais prestigiados do país, e um outro a um conjunto de empresários e/ou gestores representando o tecido empresarial português, com especial ênfase nas chamadas start-up. As perguntas induzem à ladainha costumeira: o peso do Estado é excessivo, os estímulos ao crescimento da economia são insuficientes. A questão que anda mais próxima da gestão remete, mais uma vez, para o contexto e a resposta não se faz esperar: para melhorar a produtividade é necessário que o despedimento seja mais fácil (pensar que esta possa ser, também, uma conclusão subscrita por start-ups, não augura nada de bom). Que tal, numa próxima oportunidade, incluírem umas perguntas sobre a qualidade da gestão interna da respectiva empresa? Sobre práticas que dependem do empresário ou do gestor e, pouco ou nada, do Estado como, por exemplo, mecanismos de controlo de gestão, ou de fixação de objectivos ou de sistemas de incentivos. Não é preciso fazer um grande esforço: no estudo em causa há uma lista de perguntas que, estou certo, os respectivos autores autorizariam que fossem usadas, desde que tivessem acesso aos resultados.

Como sempre acontece, a média esconde situações muito diversas: há empresas a operar em Portugal cuja qualidade de gestão ombreia com as melhores do Mundo. Uma análise mais fina faz sobressair um denominador comum: a exposição à concorrência internacional. As multinacionais estrangeiras que operam em Portugal evidenciam práticas de gestão de excelência e as empresas portuguesas internacionalizadas ou exportadoras estão acima da média. Não é de estranhar: a pressão competitiva não se compadece com a ineficiência ou a ineficácia.

Num contexto destes, o discurso de Carlos Tavares, presidente do grupo Peugeot-Citroën, desilude. Para além de uma afirmação que as estatísticas nem de perto, nem de longe, confirmam (custo da electricidade em Portugal 40% superior ao da França), reclama também um ramal ferroviário que lhe permita exportar a sua produção para Vigo. Se lhe perguntassem sobre o peso fiscal, é provável que o achasse excessivo. E talvez considerasse muitos dos investimentos do Estado desasados e o seu peso na economia desconforme. É verdade que um investimentozinho pago pelos outros dá sempre jeito. Como daria ter o tal preço da electricidade de França, as taxas de juro da Alemanha e as leis laborais da Inglaterra. Ah! E os salários portugueses. Como diria o outro, gerir nessas condições, até eu!

ver todos os artigos do autor
 

A pesca é gosto que fica no corpo

VER VÍDEO




foto Rui Oliveira/Global Imagens

Investidos 800 milhões de euros na reabilitação do Porto

Tiago Rodrigues Alves
Na última década, foram investidos 800 milhões de euros na reabilitação do centro do Porto. Depois dos grandes projetos, a SRU quer apoiar os pequenos proprietários e captar investimento internacional.
 
 
Cartoon Elias o sem abrigo de R. Reimão e Aníbal F. 23-11-2014

Maria continua a ser o nome preferido

Os nomes próprios obedecem a modas e a ciclos e a variedade é tão grande que em 2013 foi registada uma mulher Bi e um homem Nino, mas as 4490 Marias mostram que a tradição ainda manda.

Costa afirma que o PS não tem práticas estalinistas de eliminação de fotografias

O novo secretário-geral dos socialistas, António Costa, afirmou no sábado, a propósito da detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates, que o PS não adota a prática estalinista de eliminação de fotografias e assume toda...

Chave do Totoloto

Conheça a combinação vencedora do Totoloto sorteada este sábado.

Cadáver encontrado junto ao castelo de Palmela

O corpo de uma pessoa foi encontrado sem vida no sábado junto ao castelo de Palmela (Setúbal), possivelmente sem documentos de identificação, desconhecendo-se as causas da morte.

Sensibilizar para a escrita

Nem sempre é fácil motivar um filho ou um aluno para a escrita. Existem alguns obstáculos que impedem o gosto pelo ato de escrever.

Quase 700 imigrantes resgatados em dois dias ao largo da costa italiana

Quase 700 pessoas foram resgatadas na costa italiana nas últimas 48 horas, adiantou, este sábado, a guarda costeira, numa altura em que o número de imigrantes a tentar chegar a Itália atinge números sem precedentes.

Inquérito

Como avalia a escolha de Anabela Rodrigues para ministra da Administração Interna?

Boa

Dossiês

O caso BES
O caso BES
Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade
Português atual
Português atual

Conferência 3º Aniv DV - JN Destaque 300x100
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 JN (Pintura) (22-24Nov)
 

Futebol

Vídeos da Liga
1ª Liga
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (25)
2 - V. Guimarães (23)
3 - FC Porto (22)
4 - Belenenses (20)
5 - Sp. Braga (18)
6 - P. Ferreira (18)
7 - Rio Ave (17)
8 - Sporting (17)
9 - Moreirense (13)
10 - Marítimo (12)
11 - V. Setúbal (11)
12 - Estoril (10)
13 - Boavista (10)
14 - Académica (8)
15 - Nacional (8)
16 - Arouca (8)
17 - Penafiel (4)
18 - Gil Vicente (3)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 17ºC
  • 12ºC
  • HOJE
  • 19ºC
  • 12ºC
  • AMANHÃ

 

banner Barómetro Tomar o pulso ao país


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled