O projecto de cobertura da VCI (Via de Cintura Interna), na zona do nó de Ciríaco Cardoso (junto às instalações da SIC), no Porto, foi abandonada. A Empresa do Metro pretendia levar por diante o projecto, mas a ideia caiu por terra devido à grande resistência e contestação que gerou, revelou, ontem, Rui Rio. O presidente da Câmara do Porto (e também presidente interino da Empresa do Metro) sublinhou, no entanto, que a cobertura da VCI noutras zonas (como, por exemplo, nas Antas), prevista em PDM, pode avançar. Mas que isso será responsabilidade do Instituto de Estradas.
O autarca respondia a uma questão sobre a existência (ou não) de uma dotação da Câmara, no orçamento de 2005, para a empreitada de cobertura da VCI. Não há.
Tal como não vai continuar a não haver Parque Oriental. Para o próximo ano, a autarquia reservou apenas 100 mil euros para a continuação dos estudos necessários à concretização do projecto. A mesma quantia que tinha destinado no orçamento referente a este ano.
O autarca explicou, no entanto, que o conceito do Parque Oriental difere daquele que está inerente ao do Parque da Cidade (na zona ocidental).
Particularmente no que diz respeito ao financiamento, que, no caso do Parque Oriental, deverá ser efectuado com o apoio de privados, observou o autarca. Rui Rio lembrou, a propósito, que apesar do Parque da Cidade ser usado por habitantes de toda a região, é pago na totalidade pelo Porto. H.S.