FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

Mandato de rupturas que escapa ao consenso

Publicado

 

Carla Sofia Luz

Três anos de ruptura com o passado. É a expressão que parece conquistar o consenso nos balanços pessoais à gestão de Rui Rio na presidência da Câmara do Porto. O encerrar da porta não é razão de entusiasmo para algumas das personalidades, ouvidas pelo JN, enquanto outras defendem-no como a conquista da diferença. A unanimidade é uma tarefa impossível.

E a crítica começa na Câmara do Porto com o vereador da CDU, Rui Sá, apesar das abstenções comunistas terem viabilizado os orçamentos municipais ao longo de três anos (hoje cumpre-se o terceiro aniversário da tomada de posse). O autarca entende que a dificuldade de encontrar soluções intermédias trouxe aspectos negativos à gestão ao nível do Urbanismo, da relação com os clubes de futebol e as instituições culturais e da aplicação das políticas sociais.

"Com a subida ao poder de um Governo PSD/PP, Rui Rio submeteu alguns dos interesses de afirmação da cidade à solidariedade partidária. Fez com que o presidente da Câmara não reivindicasse um conjunto de apoios para a cidade e para a região", salienta Rui Sá. Também o arquitecto Alexandre Burmester acredita que a cidade perdeu projecção nacional e capacidade de relacionamento com as outras autarquias. Já para o vereador socialista Orlando Gaspar, a gestão de Rui Rio ficará marcada pelo "ataque feroz a todas as instituições da cidade" e aos trabalhadores do município.

A reestruturação da "máquina gigantesca" da Câmara é aplaudida por Alexandre Burmester e pelo escultor José Rodrigues, que pede, agora, maior atenção à Cultura. Quanto às áreas científicas, Paulo Rangel e Sobrinho Simões consideram que estão bem servidas com o programa Porto Cidade Ciência. Falta que as instituições estabeleçam parcerias.

Ler Artigo Completo (Pág.1/2) Página seguinte
 
 










Siga-nos em   Google+





Guia Emprego JN


Guimarães home
destaque conselhoeditorial
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 


Liga Zon Sagres
Jogos Ao Vivo
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (45)
2 - FC Porto (40)
3 - Sp. Braga (37)
4 - Sporting (32)
5 - Marítimo (29)
6 - V. Guimarães (23)
7 - Olhanense (21)
8 - Académica (20)
9 - Gil Vicente (19)
10 - Nacional (19)
11 - Beira Mar (16)
12 - Rio Ave (15)
13 - Feirense (15)
14 - Paços Ferreira (15)
15 - U. Leiria (14)
16 - V. Setúbal (14)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • 14ºC
  • 2ºC
  • HOJE
  • 13ºC
  • 0ºC
  • AMANHÃ

Classificados Tuti

CASAS EMPREGO MIX VEÍCULOS

 

Media Lab
Entre palavras


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled