FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

Novo tarifário do andante com chumbo do Governo

Publicado

 

Onovo tarifário do andante, proposto pelos Transportes Intermodais do Porto (TIP), em Julho, foi rejeitado pelo Governo. A solução, que prevê apenas a adesão da Empresa do Metro, da CP e da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) - deixando os operadores privados de fora -, não agrada, e foram pedidas alterações. Porém, o responsável pelos TIP, Mário Coutinho dos Santos, desconhece a decisão estatal e garante que ainda não recebeu qualquer despacho de recusa ou de homologação.

Apesar de ter sido adiantada a data de 1 de Novembro para o alargamento do andante a todas as linhas da STCP e suburbanos da CP, certo é que ninguém arrisca um novo prazo para a intermodalidade com tarifário comum aos diferentes operadores. Uma situação que penaliza a carteira dos utentes. Obriga os passageiros que utilizem o metro e os autocarros a terem de pagar dois bilhetes distintos. Com o chumbo do tarifário, fica sem resposta se a nova rede da STCP entra em vigor mesmo sem o tarifário comum aos três operadores públicos. A secretária de Estado dos Transportes já indicou que a restruturação das carreiras será implementada até ao fim do ano.

"A data de 1 de Novembro estava associada à STCP, que inicialmente terá pensado em implementar a nova rede nesse dia, e, ao fazer isso, os clientes da STCP passariam a ter o tarifário do andante. Neste momento, não temos o pedido formal da SCTP para integrar o que quer que seja para lá das 18 linhas que já estão na rede intermodal", sublinhou Mário Coutinho dos Santos, realçando o "diálogo técnico", mantido entre os TIP e a Direcção- Geral dos Transportes Terrestres (DGTT), que levou à introdução de ajustamentos na proposta de novo tarifário.

Nem tudo são más notícias, uma vez que, a partir do dia 1 de Outubro, os clientes da CP poderão viajar nos comboios entre Valongo e Espinho com o andante. Actualmente, o cartão era válido só nas deslocações entre Valongo e o apeadeiro de Coimbrões. Os operadores privados estão disponíveis, também, para trocar os seus bilhetes pelo andante, mas reclamam que o Estado suporte indemnizações compensatórias para superar os prejuízos, como sucede na Área Metropolitana de Lisboa (ler números).

Fonte do Ministério das Obras Públicas garante que a "proposta de tarifário foi rejeitada" e está em reformulação na DGTT, que solicitou alterações. "A proposta apresentada não é viável. Está na DGTT em revisão", adianta a mesma fonte.

Ler Artigo Completo (Pág.1/2) Página seguinte
 
 










Siga-nos em   Google+





Guia Emprego JN


Guimarães home
destaque conselhoeditorial
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 


Liga Zon Sagres
Jogos Ao Vivo
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (45)
2 - FC Porto (40)
3 - Sp. Braga (37)
4 - Sporting (32)
5 - Marítimo (29)
6 - V. Guimarães (23)
7 - Olhanense (21)
8 - Académica (20)
9 - Gil Vicente (19)
10 - Nacional (19)
11 - Beira Mar (16)
12 - Rio Ave (15)
13 - Feirense (15)
14 - Paços Ferreira (15)
15 - U. Leiria (14)
16 - V. Setúbal (14)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • 14ºC
  • 2ºC
  • HOJE
  • 13ºC
  • 0ºC
  • AMANHÃ

Classificados Tuti

CASAS EMPREGO MIX VEÍCULOS

 

Media Lab
Entre palavras


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled