FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

Escolas sem espaços para ocupar alunos

Publicado

Fernando Basto
 

Afalta de espaços condignos para a organização de actividades educativas extracurriculares parece ser o grande óbice à implementação das novas orientações do Ministério da Educação (ME). Se no 1.º ciclo apenas um terço das escolas pode ver o seu horário alargado, nos restantes níveis a organização de actividades educativas de ocupação de alunos parece estar mais voltada para a de mais fácil implementação as aulas de substituição. Na verdade, essas aulas - as de "actividade educativa" que são dadas por um docente de outro grupo disciplinar - poderão ser o rastilho para o agravamento dos protestos dos professores. O ME não as quer considerar como trabalho extraordinário e, portanto, irá recusar o direito ao seu pagamento, até aqui imposto por lei.

A criação de actividades extracurriculares, que mantivessem os alunos mais tempo nas escolas (no caso do 1.º ciclo) ou que ocupassem os estudantes na ausência de um professor (nos restantes níveis de ensino), encontrou - ao longo da primeira semana de aulas do novo ano escolar - problemas relacionados com a falta de instalações.

No 1.º ciclo, das 7500 escolas existentes no país, só cerca de 2500 poderão prolongar o seu horário até às 17.30 horas.

Nos 2.º e 3.º ciclos e Secundário, o despacho n.º 17387, de 12 de Agosto, veio elencar uma série actividades educativas que podem ser oferecidas pelas escolas "na situação de ausência imprevista do respectivo docente a uma ou mais aulas".

Actividades em salas de estudo, clubes temáticos e actividades oficinais, musicais e teatrais são algumas das sugeridas. Gestores escolares e professores mostram-se dispostos a implementá-las, mas a falta de espaços em escolas superlotadas torna a tarefa praticamente impossível.

Ler Artigo Completo (Pág.1/3) Página seguinte
 
 










Siga-nos em   Google+





Guia Emprego JN


Guimarães home
destaque conselhoeditorial
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 


Liga Zon Sagres
Jogos Ao Vivo
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (45)
2 - FC Porto (40)
3 - Sp. Braga (37)
4 - Sporting (32)
5 - Marítimo (29)
6 - V. Guimarães (23)
7 - Olhanense (21)
8 - Académica (20)
9 - Gil Vicente (19)
10 - Nacional (19)
11 - Beira Mar (16)
12 - Rio Ave (15)
13 - Feirense (15)
14 - Paços Ferreira (15)
15 - U. Leiria (14)
16 - V. Setúbal (14)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • 14ºC
  • 2ºC
  • HOJE
  • 13ºC
  • 0ºC
  • AMANHÃ

Classificados Tuti

CASAS EMPREGO MIX VEÍCULOS

 

Media Lab
Entre palavras


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled