Depois da maior concentração de palhaços do mundo, em 2003, os desfiles de apoio ao Euro 2004, e de palhaços sobre rodas, em 2005, o corso carnavalesco de Arcos de Valdevez, que se realiza dia 28, desafia os participantes a vestirem-se novamente de palhaços, mas com bombos e outros instrumentos de percussão.
Segundo fonte da organização, "o desfile vai incorporar cinco carros alegóricos e, para acompanhar os foliões, foram convidados 80 grupos de bombos de todo o país".
Esta é uma das propostas carnavalescas dos concelhos da comunidade urbana da Valimar, constituída por Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Esposende.
Assim, para quem quiser passar o Carnaval ligando-se às tradições mais profundas da região, tem como alternativa o Pai Velho, que anualmente se realiza nos lugares de Castelo e Parada, no Lindoso, em Ponte da Barca. Simbolicamente, o Pai Velho é a despedida do Inverno e, para a assinalar, em frente aos espigueiros e à eira comunitária, tendo como cenário o castelo de Lindoso, perfilam-se o carro de bois onde segue o busto de madeira do Pai Velho e outro engalanado. O cortejo realiza-se a 26 e 28, pelas 10 horas. Nele seguem os carros de bois, com o tilintar de campainhas e as cangas ornamentadas de ramos de flores em cada chifre, e é aberto por uma lavradeira, seguida de rusgas de concertinas e bombos. Tudo termina com o enterro do Pai Velho, à meia-noite, que consiste na queima do boneco de palha e a leitura do testamento.
Em Esposende, os reis do Carnaval serão os idosos. Assim, pelo quinto ano consecutivo, a discoteca Pachá, em Ofir, receberá, depois de amanhã, a alegria dos mais velhos numa festa que promete ser de grande folia e animação, e durante o qual estão previstos, ainda, um lanche-convívio, um desfile de fantasias com prémios.