FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

Região Norte pode ressurgir graças à riqueza vinda do mar

Publicado

Erika Nunes
 

Restabelecer o mar como recurso económico de valor acrescentado para a região, promovendo a instituição de um cluster de indústrias marítimas no Norte de Portugal é o objectivo do novo Instituto para o Desenvolvimento do Conhecimento e da Economia do Mar (IDCEM), ontem formalmente apresentado à Comunicação Social. A Universidade do Porto, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N), é a responsável pela constituição da instituição, que pretende fazer a ponte entre o conhecimento científico e tecnológico e as empresas que operam num dos muitos sectores ligados ao mar.

"É uma nova oportunidade para a economia marítima, que pode voltar a ter um papel fulcral no reforço da imagem e da identidade do país, e também um reforço para o crescimento, apoiado nos mais recentes desenvolvimentos da tecnologia", explicou João Coimbra, encarregado da instalação do IDCEM, professor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e presidente da Direcção do Centro de Investigação Marinha e Ambiental.

Além da gestão científica dos ecossistemas marinhos no que concerne às pescas, também a utilização do pescado na alimentação - tendo em conta a nutrição e o processo de transformação e o seu impacto ambiental -, bem como a aquacultura, podem beneficiar, agora, da investigação e conhecimento de mais de duas centenas de doutorados, considerando o envolvimento dos pólos universitários desde Trás-os-Montes e Alto Douro, até Aveiro, passando pelo Porto. Outras áreas possíveis de exploração do mar residem na biotecnologia marítima, com a produção de moléculas para a indústria farmacêutica; no lazer e no turismo, através de actividades subaquáticas ou o turismo costeiro, passando pela saúde, com a talassoterapia - com o potencial de gerar "um milhão de empregos" -; a exploração de energias alternativas, provenientes das ondas e do vento na orla marítima; a robótica submarina; a exploração de recursos minerais, nomeadamente para a construção civil; e a indústria da construção e reparação naval.

O novo instituto tem, por isso, capacidade de "potenciar a criação de novas empresas inovadoras e de cariz tecnológico que as torna competitivas no mercado", analisou Paulo Gomes, vice-presidente da CCDR-N, adiantando que a área deste projecto abrange, naturalmente, a Galiza. "Grande potência em matéria de exploração dos recursos do mar", como definiu Carlos Lage, presidente da CCRD-N, a Galiza é também precursora das "cidades do mar" que, sem a definição geográfica, no nosso caso, se pretende também alargar à região Norte do país.

Resta saber se os fundos, esperados a partir do próximo Quadro Comunitário de Apoio, estarão à altura da ambição e pertinência deste projecto e também da anunciada política do mar que levou Portugal, desde há duas semanas, a liderar o projecto europeu "Espaço Atlântico".

 
 










Siga-nos em   Google+





Guia Emprego JN


Guimarães home
destaque conselhoeditorial
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 


Liga Zon Sagres
Jogos Ao Vivo
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (45)
2 - FC Porto (40)
3 - Sp. Braga (37)
4 - Sporting (32)
5 - Marítimo (29)
6 - V. Guimarães (23)
7 - Olhanense (21)
8 - Académica (20)
9 - Gil Vicente (19)
10 - Nacional (19)
11 - Beira Mar (16)
12 - Rio Ave (15)
13 - Feirense (15)
14 - Paços Ferreira (15)
15 - U. Leiria (14)
16 - V. Setúbal (14)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • 14ºC
  • 2ºC
  • HOJE
  • 13ºC
  • 0ºC
  • AMANHÃ

Classificados Tuti

CASAS EMPREGO MIX VEÍCULOS

 

Media Lab
Entre palavras


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled