AEscarpa das Fontainhas, no Porto, vai ser monitorizada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e pelo Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A medida foi anunciada, anteontem à noite, na Assembleia Municipal, pelo vereador do Urbanismo, Lino Ferreira, que quer prevenir tragédias como a que aconteceu no Natal de 2000 ou, mais recentemente, na escarpa da serra do Pilar, em Gaia.
A Câmara faz, deste modo, "ressuscitar" um convénio com as duas instituições, parceria que havia sido criada no mandato do socialista Nuno Cardoso, após a derrocada na Escarpa das Fontainhas que desalojou dezenas de famílias.
"Fiz ressuscitar um convénio com o LNEC e o Instituto de Construção para monitorizar a escarpa de forma a que esta matéria muito grave, como vimos há uma semana no lado de Gaia, não fique nas mãos de uma só pessoa", alegou Lino Ferreira, depois de ter sido questionado sobre a segurança da escarpa pelo deputado da CDU Artur Ribeiro.
O vereador do Urbanismo deu conta de que, quando chegou ao pelouro, a questão da segurança da escarpa estava a ser coordenada pelo gabinete que trata da parte de geologia da Direcção Municipal da Via Pública. "Apesar de estar nas mãos de uma responsável de altíssima craveira, considerei que era muita responsabilidade para uma só pessoa", afirmou. O autarca decidiu então "parar imediatamente um processo que visava o embelezamento da parte da escarpa já intervencionada porque a outra é mais importante" e por cancelar um concurso de monitorização da escarpa. A responsabilidade de estudar a movimentação daquelas terras passa, agora, para as mãos do LNEC e da FEUP.
Ambição é a galáxia