FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

Portugueses aderem em massa às "low cost"

Publicado

Ricardo David Lopes
 

Os portugueses estão a recorrer cada vez mais às viagens em companhias aéreas de baixo custo ("low cost"). Só no aeroporto Francisco Sá Carneiro, as autoridades aeroportuárias prevêem que a quota de passageiros das "low cost" no tráfego total duplique este ano, face a 2005. Em Lisboa, a ANA prevê que a quota suba dos 6% registados em 2005 para 10%, enquanto em Faro, onde aquelas companhias têm maior expressão, deverá passar de 48 para 55%. Os responsáveis das principais "low cost" estimam que o crescimento se mantenha nos próximos dois anos.

A avaliar pelos números disponíveis, as previsões deverão cumprir-se. No aeroporto do Porto, os passageiros das "low cost" representaram 10,7% do total em 2005, uma quota que já ia em 18,8% (ou seja, 431,2 mil passageiros) até Agosto passado - ver infografia. Em Lisboa, tinham sido transportados em "low cost" 723,6 mil passageiros (8,8% do total) e, em Faro, a quota acumulada era de 53,1% até Agosto (1,9 milhões).

Espaço para crescer

Nesta altura, operam em Portugal 29 companhias de baixo custo e, ainda que o número de empresas possa não subir significativamente, o tráfego de passageiros deverá continuar a aumentar. "O potencial de crescimento é enorme", defende Tim Jeans, director da Monarch, que voa diariamente de Faro e Lisboa para Londres (Gatwick e Luton) e de Faro também para Manchester e Birmingham.

O mercado nacional - que neste segmento tem crescido 23% ao ano, o dobro do francês e mais 50% do que o espanhol - só não cresce mais por "constrangimentos aeroportuários", sobretudo em Faro e em Lisboa, onde a Monarch "quer expandir operações" e pede "um terminal para low cost", explica.

Ler Artigo Completo (Pág.1/3) Página seguinte
 
 










Siga-nos em   Google+





Guia Emprego JN


Guimarães home
destaque conselhoeditorial
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 


Liga Zon Sagres
Jogos Ao Vivo
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (45)
2 - FC Porto (40)
3 - Sp. Braga (37)
4 - Sporting (32)
5 - Marítimo (29)
6 - V. Guimarães (23)
7 - Olhanense (21)
8 - Académica (20)
9 - Gil Vicente (19)
10 - Nacional (19)
11 - Beira Mar (16)
12 - Rio Ave (15)
13 - Feirense (15)
14 - Paços Ferreira (15)
15 - U. Leiria (14)
16 - V. Setúbal (14)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • 14ºC
  • 2ºC
  • HOJE
  • 13ºC
  • 0ºC
  • AMANHÃ

Classificados Tuti

CASAS EMPREGO MIX VEÍCULOS

 

Media Lab
Entre palavras


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled