FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

Historiador Oliveira Marques encontrou a morte aos 73 anos

Publicado

Isabel Peixoto *
 

Portugal perdeu anteontem um dos nomes mais marcantes da sua cultura. Aos 73 anos, o historiador Oliveira Marques sucumbiu a complicações cardíacas, deixando atrás de si uma vida de dedicação à investigação e ao ensino. Especialista em História Medieval, foi também um homem de lutas políticas durante o Estado Novo, tendo, por isso, conhecido o exílio. Deixou vasta obra publicada.

Nasceu em S. Pedro do Estoril, Cascais, a 23 de Agosto do mesmo ano em que Portugal conhecia o início de vigência do Estado Novo 1933. Foi durante esse regime, que havia de prolongar-se por 41 anos, que António Henrique Rodrigo de Oliveira Marques se viu afastado do ensino, por ter apoiado a greve académica de 1962 e outras lutas estudantis contra a ditadura. Na altura, era assistente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Enquanto esteve exilado nos Estados Unidos - de 1965 a 1970 -, leccionou em diversas universidades. No nosso país, só foi autorizado a voltar ao ensino após o 25 de Abril de 1974, ano em que assumiu também o cargo de director da Biblioteca Nacional (até 1976). Entretanto, tornou-se professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, tendo presidido à comissão instaladora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mesma instituição. Jubilou-se em 2003.

Coragem cívica e capacidade de trabalho são qualidades que lhe apontavam os que de perto lidavam com ele, sobretudo nos meios académico e científico, tanto em Portugal como no estrangeiro. Oliveira Marques licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas e dedicou grande parte do seu trabalho a duas áreas essenciais da historiografia portuguesa História Medieval e História da República.

Iniciado "maçon" em 1973, chegou a ser grão-mestre adjunto do Grande Oriente Lusitano. No ano de 1998, o então presidente da República, Jorge Sampaio (que hoje mantém "vivas recordações" do período das lutas académicas), condecorou o historiador com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade. No ano anterior, Oliveira Marques tinha recebido o doutoramento "Honoris Causa" pela Universidade de La Trobe, na Austrália.

Ler Artigo Completo (Pág.1/2) Página seguinte
 
 










Siga-nos em   Google+





Guia Emprego JN


Guimarães home
destaque conselhoeditorial
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 


Liga Zon Sagres
Jogos Ao Vivo
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (45)
2 - FC Porto (40)
3 - Sp. Braga (37)
4 - Sporting (32)
5 - Marítimo (29)
6 - V. Guimarães (23)
7 - Olhanense (21)
8 - Académica (20)
9 - Gil Vicente (19)
10 - Nacional (19)
11 - Beira Mar (16)
12 - Rio Ave (15)
13 - Feirense (15)
14 - Paços Ferreira (15)
15 - U. Leiria (14)
16 - V. Setúbal (14)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • 14ºC
  • 2ºC
  • HOJE
  • 13ºC
  • 0ºC
  • AMANHÃ

Classificados Tuti

CASAS EMPREGO MIX VEÍCULOS

 

Media Lab
Entre palavras


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled