FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

O susto!

Publicado

 

Quem, na passada terça-feira, dia 30 de Janeiro, abriu a página 47 do jornal "Público Local - Porto Norte" ou a página 23 do "JN - Porto" e não morreu de susto, é porque já nada lhe poderá causar dano! Os títulos das "notícias" eram simples "Centro Cultural de Gaia fica pronto até Agosto de 2009", no Público e "Hotel, lojas e 13 cinemas no centro cultural em 2009", no JN. Em ambos os casos, imagens virtuais do futuro "centro cultural", testavam a resistência dos leitores; a do JN era a cores e a imagem do futuro era acompanhado pela evocação do ainda presente e, felizmente, existente edifício da Real Companhia Velha.

Resumo do acontecido e motivação das ditas "notícias" a Câmara de Gaia comprou, em 1999, o dito edifício junto ao cais de Gaia e decidiu dedicar a compra e a coisa à cultura. Para o efeito, teve a (peregrina) ideia de abrir um concurso público internacional para a "concepção, construção e exploração" dum centro cultural no referido edifício. E se bem o pensou, não foi assim tão bem que o fez, já que recebeu apenas uma única proposta que propunha a demolição do tal edifício e o simples aproveitamento do terreno, assim tornado campo devoluto.

O caderno de encargos do concurso, assim como o respectivo programa, não são do conhecimento geral mas presume-se que o vencedor antecipado - condição pouco saudável que caracteriza as situações de concorrente único - cumpria com agrado e, pelo menos, os principais itens impostos pelo dono da obra, entre os quais teria de estar, ao menos como estranha possibilidade, a destruição do velho armazém! Sim, que manter um pedaço de fachada e uma insólita chaminé, convenhamos que não é outra coisa se não destruição e será tudo menos ter percebido a cidade, a sua fisionomia, a sua paisagem e a sua história, ou seja, o espírito do lugar!

Então, que conceito de cultura se exprime nesta única proposta e, por isso, naturalmente vencedora? "Um hotel, 13 salas de cinema, auditórios, estabelecimentos comerciais e espaços para o ensino ligados às artes" de acordo com o JN ou, "um espaço multiusos destinado a eventos culturais, auditórios para salas de cinema, espaços comerciais e de ensino ligados à cultura (galerias e escolas de arte, livrarias, discotecas, etc.), bares e cafetarias, um parque de estacionamento subterrâneo e, em princípio, um hotel", segundo o Público.

E tudo isto sobre oito mil metros quadrados de terreno e vinte e cinco milhões de euros, depois de literalmente assassinado o sereníssimo edifício da Real Companhia Velha do qual não vai restar mais do que um resto de fachada e a antiga chaminé! A propósito porque será que as chaminés são assim tão queridas?

Ler Artigo Completo (Pág.1/2) Página seguinte
 
 










Siga-nos em   Google+





Guia Emprego JN


Guimarães home
destaque conselhoeditorial
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 


Liga Zon Sagres
Jogos Ao Vivo
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (45)
2 - FC Porto (40)
3 - Sp. Braga (37)
4 - Sporting (32)
5 - Marítimo (29)
6 - V. Guimarães (23)
7 - Olhanense (21)
8 - Académica (20)
9 - Gil Vicente (19)
10 - Nacional (19)
11 - Beira Mar (16)
12 - Rio Ave (15)
13 - Feirense (15)
14 - Paços Ferreira (15)
15 - U. Leiria (14)
16 - V. Setúbal (14)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • 14ºC
  • 2ºC
  • HOJE
  • 13ºC
  • 0ºC
  • AMANHÃ

Classificados Tuti

CASAS EMPREGO MIX VEÍCULOS

 

Media Lab
Entre palavras


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled