JN

FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

Reduzida a escombros casa onde morreu mulher de Eça de Queirós

Publicado

Manuel Vitorino, Artur Machado
 

Uum monte de pedras é tudo quanto resta do antigo chalé onde viveu a viúva de Eça de Queirós, na praia da Granja, em Vila Nova de Gaia. Há dias, o dono da quinta arrasou as paredes e tentou apagar a memória do lugar. "Agora, choram ágrimas de crocodilo, mas a Câmara sabia de tudo", criticou Afonso Eça de Queirós Cabral, bisneto do escritor de "Os Maias".

Existem silêncios, cumplicidades e desprezo pela forma como foi destruída uma moradia que, embora nunca tenha sido residência de Eça, estava associada ao universo queirosiano. Por lá viveu e morreu Emília de Castro Pamplona (viúva de Eça) e ainda uma boa parte da família do romancista. Pelo chalé, agora reduzido a um monte de pedras, passou muita gente das artes e das letras, entre as quais o escritor Alberto Oliveira e a poetisa Sophia de Melo Breyner Andresen.

Com a casa arrasada, ficou um monte de críticas "Há mais de 30 anos que estava tudo abandonado e a Câmara de Gaia sabia disso. Esteve a saque. Há cerca de 10 anos, desloquei-me à quinta e a desilusão foi grande. Uma parte do telhado já estava destruída. A Câmara só não interveio mais cedo porque não quis. Agora, é provável que lamente a sua demolição, mas não comove ninguém", acusou Afonso Cabral.

O vereador do Ambiente da Câmara de Gaia, Mário Fontemanha, tem outra leitura dos acontecimentos e aponta o dedo aos actuais proprietários como autores de "acto premeditado" da demolição. "Foi da noite para o dia e pelas informações que tenho só os apetites imobiliários terão levado à destruição da casa", disse.Em declarações ao JN, Mário Fontemanha criticou a postura "pouco séria" dos donos e prometeu fazer avançar uma notificação camarária para apuramento das responsabilidades. "A Câmara irá obrigar os proprietários a proceder à reconstrução da casa. As pedras estão lá. A demolição foi ilegal", considerou o autarca.

Segundo o JN apurou, a antiga casa da viúva de Eça foi comprada pelo empresário Santos Silva, da Jofilhos-Sociedade de Construções Lda, com sede em Arcozelo, mas, através de um funcionário, mandou dizer que "por agora" não prestava declarações".

Ler Artigo Completo (Pág.1/2) Página seguinte
 
 










Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente UVA D'OURO 2014
Empreendedorismo
Amazing Romance in Thailand - JN Destaque (Participação)
fbem gif

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 
 


Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (70)
2 - Sporting (63)
3 - FC Porto (55)
4 - Estoril (49)
5 - Nacional (41)
6 - Sp. Braga (35)
7 - V. Setúbal (34)
8 - Marítimo (34)
9 - Académica (33)
10 - V. Guimarães (31)
11 - Rio Ave (31)
12 - Gil Vicente (27)
13 - Arouca (25)
14 - Belenenses (24)
15 - P. Ferreira (23)
16 - Olhanense (21)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 22ºC
  • 13ºC
  • HOJE
  • 20ºC
  • 11ºC
  • AMANHÃ

 

Media Lab
destaque conselhoeditorial


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled