FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

Consumidores já não se calam

Publicado

Isabel Forte
 

Os consumidores portugueses deixaram, entre 2006 e 2007, mais de duas mil queixas escritas nos livros de reclamações, revelou, ontem, a Secretaria de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor. E se em 2006 o total de reclamações registadas quase chegou às 82 mil, em 2007 esse número ultrapassou as 120 mil, indicando um crescimento de 46,9%, face ao ano anterior.

As entidades que mais acolheram queixas, no biénio observado, foram a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (86,4%) e, curiosamente, o Banco de Portugal (62,7%). Os organismos mais impolutos foram os centros distritais de Segurança Social, o Instituto da Construção e do Imobiliário e a Inspecção-Geral das Actividades Económicas.

Banca sob acusação

A chuva de queixas que caiu na ASAE entre 2006 (40116) e 2007 (74760) incidia, predominantemente, sobre situações relacionadas com o cumprimento defeituoso ou não conforme o contrato celebrado (prestação defeituosa de um serviço, produto ou serviço, não cumprimento da garantia de um contrato, atendimento deficiente, informação pré-contratual insuficiente ou errada, assistência pós-venda deficiente). Por seu turno, o Banco de Portugal abriu as portas às maçadas dos portugueses com a Banca em geral, captando, em 2006, 4575 reclamações e, em 2007, um total de 7445 queixas. O consumidor descruzou as pernas e apontou o dedo ao funcionamento interno das instituições bancárias, designadamente a demora no atendimento, a deficiência das instalações e a falta de cortesia nas relações com os clientes. À lista juntaram-se, ainda, reclamações sobre cheques, crédito à habitação e movimentação de contas.

No terceiro lugar desta lista de consumidores insatisfeitos surge a Autoridade Nacional de Comunicações, que recolheu, no biénio, 30 381 queixas. A maior parte das reclamações dirigiam-se a equipamentos utilizados, atendimento e assistência e erros na facturação, enquanto que no sector dos serviços postais as queixas eram contra o atendimento ao cliente, falta de tentativa de entrega e atraso de entrega de correspondência.

Ler Artigo Completo (Pág.1/2) Página seguinte
 
 










Siga-nos em   Google+





Guia Emprego JN


Guimarães home
destaque conselhoeditorial
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 


Liga Zon Sagres
Jogos Ao Vivo
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (45)
2 - FC Porto (40)
3 - Sp. Braga (37)
4 - Sporting (32)
5 - Marítimo (29)
6 - V. Guimarães (23)
7 - Olhanense (21)
8 - Académica (20)
9 - Gil Vicente (19)
10 - Nacional (19)
11 - Beira Mar (16)
12 - Rio Ave (15)
13 - Feirense (15)
14 - Paços Ferreira (15)
15 - U. Leiria (14)
16 - V. Setúbal (14)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • n/d
  • 1ºC
  • HOJE
  • 14ºC
  • 2ºC
  • AMANHÃ

Classificados Tuti

CASAS EMPREGO MIX VEÍCULOS

 

Media Lab
Entre palavras


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled