Eclipse lunar total na madrugada de amanhã

20/12/2010
Na madrugada de amanhã, terça-feira, ocorrerá um eclipse lunar total, que poderá ser visível em Portugal durante poucos minutos.
 
arquivo

O fenómeno irá começar às 5.29 horas da madrugada de terça-feira, e cerca de duas horas depois, atingirá o seu pico, quando a sombra da Terra cobrir por completo a Lua.

Em Portugal, o fenómeno poderá ser observado a Oeste, caso o céu esteja sem núvens.  Às 7.41 horas( hora portuguesa), quando a lua entrar no cone de sombra da Terra, vai haver a possibilidade de olhar o satélite "desaparecido" durante poucos minutos, até o sol nascer, às 7.51 horas.

Durante o eclipse, a Lua poderá não desaparecer totalmente. Os raios solares, reflectidos na atmosfera terrestre, irão dar uma cor alaranjada que pode variar entre tons claros e escuros, dependendo do estado de poluição da atmosfera.

O eclipse vai poder ser observado na totalidade na América do Norte, onde à hora em que vai acontecer ainda é noite. Outros pontos, como Austrália e outros países do Pacífico, terão também boa visibilidade.

Para quem não quer perder o fenómeno e não se encontra em nenhum destes pontos do globo terrestre, resta recorrer ao site da Nasa, que o vai transmitir em directo.

 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora
subscrever

 
 
Mais Nacional
02.09.15
Esta terça-feira foi dia de apresentação dos professores, os colocados pela mobilidade interna e pela contratação inicial, cujas listas saíram na...
01.09.15
O próximo concurso do Euromilhões, de sexta-feira, terá um "jackpot" de 24 milhões de euros em virtude de não ter sido apurado qualquer totalista...
01.09.15
Em jogo, no primeiro prémio do sorteio desta terça-feira, estão 15 milhões de euros.
 



Global Notícias - Media Group S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled