Seca extrema em 57% do continente

02/04/2012
Mais de metade de Portugal continental continua em situação de seca meteorológica extrema (57%) e os restantes 41% em seca severa, segundo dados revelados pelo Instituto de Meteorologia.
 
Seca extrema em 57% do continente
foto leonel de castro/global imagens
57% do território em seca extrema

De acordo com o relatório quinzenal do Instituto de Meteorologia (IM), divulgado esta segunda-feira, "para esta situação contribuiu a ocorrência de precipitação em quantidade inferior à média".

Os números revelados representam um ligeiro aumento face a 15 de março. Na altura, a seca extrema já atingia 53% do território continental, enquanto a severa atingia 47%.

No entanto, o IM frisa que se verificou um "desagravamento das condições de severidade da seca na região sul, região onde a precipitação registada se aproximou dos valores médios".

O índice utilizado para medir a dimensão da seca tem nove níveis, que variam entre chuva extrema e seca extrema. Antes da seca extrema há a severa, a moderada e fraca.

Por outro lado, no final de março verificou-se um aumento do volume de água armazenado em duas bacias hidrográficas e uma descida em dez, quando comparado com o mês anterior, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Das 57 albufeiras monitorizadas, 16 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80%do volume total e sete têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.

Ler Artigo Completo
 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Mais Nacional
27.04.15
Um dos dois militares da GNR que hoje ficaram feridos na sequência de um despiste do veículo descaracterizado em que seguiam, na A3, apresenta um...
27.04.15
A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas vai entregar na terça-feira um pré-aviso de greve nacional de 24 horas dos trabalhadores...
27.04.15
Cerca de três dezenas de trabalhadores da saúde ocuparam pelas 15 horas a entrada do Ministério da Saude, em Lisboa, para exigir a marcação de reunião...
27.04.15
Mais da metade da população rural no mundo não tem acesso a serviços de saúde, mais do que o dobro do número observado em áreas urbanas.
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

 


Global Notícias - Media Group S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled