"Curiosity" deverá furar o solo de Marte nos próximos dias

03/02/2013
A sonda "Curiosity", da NASA, usou o sistema de perfuração pela primeira vez e deverá furar o solo de Marte nos próximos dias, disse a gestora da missão, Jennifer Trosper.
 
NASA
Mecanismo de perfuração da Curiosity já está em posição

Em entrevista telefónica à agência Lusa, a responsável disse que na quinta-feira o "rover" experimentou pela primeira vez "fazer uns toques, com um pouco de percussão, para perceber as propriedades da rocha".

Apesar de sondas anteriores terem já raspado a superfície de Marte, a "Curiosity" é a primeira com capacidade de perfurar o solo e recolher um pedaço do interior da rocha, o que deverá fornecer uma amostra livre de qualquer alteração provocada pelo clima ou pela radiação.

A equipa da agência espacial norte-americana que controla a "Curiosity" tem estado a preparar-se para a sua primeira perfuração e, depois da primeira utilização do equipamento, haverá "mais algumas atividades de caracterização" para garantir que tanto a rocha como a broca se comportam como esperado.

"Dentro de dois ou três dias vamos perfurar", disse a especialista em astronáutica, explicando que a amostra recolhida na perfuração entra para um compartimento na broca que a processa e depois a entrega aos instrumentos de análise química e orgânica.

"Com sorte conseguimos recolher seis porções para entregar aos instrumentos de análise. É aí que achamos que vamos recolher uma série de dados interessantes sobre a composição da rocha", disse a cientista.

Desde que aterrou na enorme cratera Gale, no solo de Marte, a 06 de agosto, a "Curiosity" já percorreu cerca de 700 metros e encontra-se agora numa pequena depressão chamada Yellowknife Bay.

Ler Artigo Completo
 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Mais Nacional
31.03.15
Em jogo, no primeiro prémio deste sorteio, está um jackpot de 73 milhões de euros.
31.03.15
A deputada do CDS-PP Teresa Anjinho afirmou esta terça-feira que respeita o veto do presidente da República à lei da cópia privada e sublinhou que...
31.03.15
O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, afirmou esta terça-feira que respeita o veto do presidente da República à promulgação da lei da cópia...
31.03.15
O deputado do CDS Michael Seufert manifestou-se, esta terça-feira, satisfeito com a decisão de Cavaco Silva, que vetou o diploma sobre "a compensação...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

 


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled