Escolas bilingues para surdos  

 | 04/07/2008
Uma rede oficial de escolas bilingue de referência, destinada exclusivamente a alunos surdos, está a ser criada para poder receber, já no próximo ano lectivo, alunos com deficiência auditiva dos ensinos Básico e Secundário.
 

Agora, por ocasião das matrículas, os encarregados de educação poderão optar pela inscrição num daqueles estabelecimentos de ensino ou numa escola de ensino regular, onde o apoio especializado será também garantido.

Filomena Pereira, directora de Serviços de Educação Especial da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, referiu, ontem, no Porto - à margem da conferência internacional sobre o "Projecto Spread the Sign" - que os encarregados de educação estão, neste momento, a proceder à escolha do tipo de escola onde querem ver os filhos matriculados.

"A rede de escolas de referência prevê a oferta de escolas bilingues para alunos surdos, onde a língua gestual portuguesa será a língua-mãe, ficando o Português como segunda língua", explicou. Aquela responsável salientou que, ali, os alunos poderão contar com todos os equipamentos, materiais e pessoal docente especializado.

"Neste momento, estamos a dar um curso de formação de 100 horas para 100 professores, para o ensino do currículo em língua gestual portuguesa", informou.

O número e localização das escolas bilingues a criar irá depender, como explicou Filomena Pereira, do número de alunos surdos que venham a optar por as frequentar.

Em opção, os encarregados de educação poderão inscrever os filhos em escolas oralistas, ou seja, no ensino regular, onde a língua- mãe é o Português. Contudo, também ali será garantido aos alunos o apoio especializado de que necessitam.

Ler Artigo Completo
 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora
subscrever

 
 
Mais Nacional
29.05.15
O próximo concurso do Euromilhões, terça-feira, terá um "jackpot" de 21 milhões de euros em virtude de não ter sido apurado qualquer totalista no...
29.05.15
Já é conhecida a combinação vencedora do concurso 43/2015 do Euromilhões. Em jogo no primeiro prémio deste sorteio estão 15 milhões de euros.
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

 


Global Notícias - Media Group S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled