JN

 
 
 
FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio
 

TAGS

Figueiredo, o polícia que toma conta de 62 idosos de Aveiro

Publicado

SALOMÉ FILIPE
 

"Estou viva, eu e as minhas irmãs, graças ao agente Figueiredo. Porque eu disse que me ia matar". Maria La Salete, 68 anos, estava no limite do desespero quando se cruzou com a PSP. Hoje, é um dos rostos do "Apoio 65 - Idosos em Segurança", um programa da PSP, que em Aveiro foi implementado em 2008.

 
foto RICARDO ESTUDANTE/Global Imagens
Figueiredo, o polícia que toma conta de 62 idosos de Aveiro
Figueiredo, o polícia que toma conta de 62 idosos
 

Rui Figueiredo, 37 anos, é o polícia que se tornou familiar de cada um dos 62 idosos que acompanha. E luta, todos os dias, por um objetivo: combater a solidão e a exclusão social na velhice. No silêncio das suas casas, os idosos esperam, ansiosos, a visita de Figueiredo. A única que receberão naquele dia, ou mesmo naquela semana ou mês. "É um trabalho que faço com gosto", repete o agente.

Salete é considerada por Rui Figueiredo como "o retrato deste trabalho". Com medo de um sobrinho, esquizofrénico, que a ameaçava, Salete ia dormir para a esquadra policial, a meio da noite. Com ela, pela mão, levava sempre "as meninas": Rosário, 40 anos, e Fátima, 60, deficientes mentais. "A Polícia foi a única que me deu a mão. Hoje sinto-me amparada", conta, ao JN, feliz por ter conseguido, com a ajuda da PSP, que o sobrinho iniciasse um tratamento psiquiátrico.

Violência doméstica

Dos idosos que são acompanhados pelo programa, a maior fatia (22 - 19 mulheres e três homens) é ou já foi vítima de violência doméstica, desencadeada, na maioria, por filhos. Os restantes 40 recebem o apoio da PSP devido a situações de vulnerabilidade, de desavenças familiares ou de isolamento.

Rui Figueiredo é o único agente destacado para o programa. Sabe que tem mais 62 vidas que dependem, em grande parte, do seu apoio. "Assumimos uma responsabilidade que, depois, já não é a instituição que está em causa, somos nós", sublinha.

Ler Artigo Completo (Pág.1/2) Página seguinte
 
 

Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




 
 
Tem alguma informação para corrigir ou para acrescentar a este conteúdo?
Escreva-nos
 
Multimédia
Blogues
Inquérito



JN 125 Anos Aveiro
Pontos JN 125 anos
Porto Campeão - JN 300x100
Loja do Jornal 300x100
Dia da Criança - Descontocasião
Professor do Ano 300x100

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 


Liga Zon Sagres
Jogos Ao Vivo
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - FC Porto (78)
2 - Benfica (77)
3 - P. Ferreira (54)
4 - Sp. Braga (52)
5 - Estoril (45)
6 - Rio Ave (42)
7 - Sporting (42)
8 - Nacional (40)
9 - V. Guimarães (40)
10 - Marítimo (38)
11 - Académica (28)
12 - V. Setúbal (26)
13 - Gil Vicente (25)
14 - Olhanense (25)
15 - Moreirense (24)
16 - Beira-Mar (23)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 20ºC
  • 10ºC
  • HOJE
  • 17ºC
  • 8ºC
  • AMANHÃ

Classificados Tuti

CASAS EMPREGO MIX VEÍCULOS

 

Media Lab
destaque conselhoeditorial


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled