País > Braga > Braga
 
 

Corridas de carros na Falperra não criam ilusões no comércio

 | 29.04.2010 - 00:30
A Rampa da Falperra regressa à competição de automobilismo já este fim-de-semana. Após nove anos de interrupção, as expectativas da mítica prova de Braga são muitas. Entre comerciantes, uns vêem o evento de forma positiva, outros... nem por isso.
 

"Há uns tempos, no fim-de-semana antes, havia corrida de rolamentos", relembra Joaquim Rodrigues, enquanto, junto com os amigos, construía uma barraca de comes e bebes. Apesar de estarem na expectativa no que vai dar a 31ª edição da Rampa da Falperra, estes amigos de Nogueira, Braga, congratulam-se pelo regresso da prova automobilística de alta montanha. "Já tínhamos saudades da rampa. Já há nove anos que esta não se realizava e, no fundo, nunca devia ter acabado, pois crescemos todos os que estamos aqui com a prova. Ainda bem que a rampa vem aí", conta Donato Jácome. Estes grupo de amigos de Nogueira explicou à reportagem do JN que a construção da barraca, que com orgulho lhe chamam "Braga é Nosso", não visa o lucro mas sim o convívio entre o amantes do desporto automóvel, principalmente os aficcionados da Rampa da Falperra.

"Tudo indica que a rampa vai ser um sucesso mas não temos visto grande movimento. A organização tem vindo por aí a fazer umas coisitas mas isto parece que está muito atrasado", apontam João e Emanuel Pereira que, a partir de amanhã à noite, junto com os "Amigos de Nogueira", vão dar vida à "Braga é Nossa".

Na unidade hoteleira que fica a meio do percurso da prova, as expectativas são moderadas. "Temos os acessos bastantes condicionados ao hotel e estamos a ser bastantes afectados. Temos algumas reservas, mas houve clientes que ao saberem da rampa e dos condicionalismo que esta impõe, não vêm para cá", explica Susana Miranda. A directora do Hotel da Falperra admite que no futuro talvez o regresso da rampa tenha algum impacto económico. "É sempre bom para a região e para a divulgação da marca Falperra pelo país, isto se o evento continuar a realizar-se. Mas este ano não vai ter o impacto que esperávamos. Talvez a longo prazo haja alguns resultados do regresso da prova".

Mais acima e já na zona onde termina a prova, os restaurantes nem esperam mais nem menos com o regresso das corridas. Para alguns, os condicionalismo nos acessos ao Santuário do Sameiro são um problema, a par da falta de divulgação. "Isto para mim não vai dar nada e até vai ser uma vergonha para o país", desabafam os proprietários do restaurante "O Raul". "Da maneira que estão a preparar as coisas isto vai ser uma rampa de tiro e queda. A rampa está toda suja, andam a colocar os railes a correr e não há divulgação nenhuma", contam Eugénia e José, que afirmam que o regresso da prova não vai trazer o entusiasmo ao negócio. "Antes tínhamos já nesta altura muito movimento por causa da rampa. A imprensa vinha cá comer e já andavam por aí as televisões. Já estavam montadas as bancadas e havia já por aí alguns carros. Isto está tudo parado e não vai dar nada para nós", explicam os proprietários do "O Raul".

Mais abaixo, a proprietária de uma pequena loja de gelados e refrigerantes espera melhoria no negócio. "Já estivemos hoje a fazer as limpezas e a preparar as arcas. As pessoas vão concentrar-se aqui e esperamos que o negócio melhore, nestes dias, em relação a outros fins de semana", conta Dora Faria que só tem pena de a prova de automobilismo calhar no mesmo fim-de-semana do "Dia da Mãe", habitualmente rentável para o negócio na zona envolvente do templo do Sameiro.

 
 

Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




 
 
Tem alguma informação para corrigir ou para acrescentar a este conteúdo?
Escreva-nos
 
Empresas na Caixa 300x100 JN
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
JN Descontos Geral 300x100
 
VER VÍDEO
Close-up

Tartarugas Ninja voltam a invadir salas de cinema

AtualidadeMédica portuguesa vai para a Serra Leoa combater o ébola
AtualidadePassageiros surpreendidos no Porto com greve na TAP

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (19)
2 - FC Porto (18)
3 - V. Guimarães (17)
4 - Sporting (16)
5 - Rio Ave (14)
6 - Sp. Braga (14)
7 - P. Ferreira (14)
8 - Belenenses (14)
9 - Marítimo (12)
10 - Moreirense (10)
11 - Nacional (8)
12 - V. Setúbal (8)
13 - Académica (7)
14 - Boavista (7)
15 - Arouca (7)
16 - Estoril (6)
17 - Penafiel (4)
18 - Gil Vicente (2)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 25ºC
  • 16ºC
  • HOJE
  • 21ºC
  • 13ºC
  • AMANHÃ

 

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled