País > Porto > Porto
 
 

Verbas do PIDDAC causam revolta

 | 18.10.2010 - 00:30
Os autarcas dos concelhos do Grande Porto que não tiveram qualquer verba inscrita no PIDDAC dizem-se revoltados, sobretudo com a ausência de  dinheiro para a linha da Trofa. Isto quando, apontam também os dirigentes partidários, o Governo mantém o TGV.
 

Tirando alguns apoios para obras em escolas, este será o "quinto ou sexto ano consecutivo" que a Póvoa de Varzim não tem qualquer verba no plano de investimentos do Estado Central. O autarca Macedo Vieira (PSD) está "completamente desiludido".

"Nos últimos anos, o nosso PIDDAC tem sido sempre zero. Já estou habituado. Mas isso não quer dizer que não esteja completamente desiludido", sublinha Macedo Vieira, considerando que, "nos últimos quatro anos, o que José Sócrates tem feito ao país é absolutamente criminoso".

No ano passado, a Póvoa do Varzim recebeu a companhia de Penafiel no patamar dos concelhos do Grande Porto que não constavam do PIDDAC. Este ano, tem ao seu lado Valongo, Maia e Trofa. Estes dois últimos municípios ligados por um projecto em comum: o prolongamento da Linha Verde do metro, que não recebe qualquer apoio do Estado.

A presidente da Câmara da Trofa, Joana Lima, está "surpreendida". Bragança Fernandes diz-se revoltado. "É uma vergonha. Foi aberto o concurso público, tiraram os carris, as pessoas deixaram de ter comboio e agora não há metro", aponta o autarca da Maia, acusando o Governo de violar o protocolo assinado com a Junta Metropolitana, que indicava tratar-se de um projecto prioritário.

Já em Matosinhos, o autarca socialista Guilherme Pinto não ficou desiludido com a exclusão do PIDDAC do alargamento da A28 e do Portinho de Angeiras. "Podem ser financiadas fora do PIDDAC. Vamos aguardar que se concretizem", diz o presidente da Câmara de Matosinhos, acrescentando que já "esperava" um PIDDAC que "reflecte as dificuldades do país" e "não prejudica" o Porto em relação a Lisboa.

O líder distrital do CDS/PP pensa, contudo, de outra forma. "Para o Porto, apenas mandam verbas pequenas que nem chegam para avançar com as obras. Só enganam as pessoas. É absolutamente indecente", afirma Henrique Campos e Cunha.

Ler Artigo Completo
 
 

Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




 
 
Tem alguma informação para corrigir ou para acrescentar a este conteúdo?
Escreva-nos
 
Empresas na Caixa 300x100 JN
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
JN Descontos Geral 300x100
 
VER VÍDEO
Close-up

Tartarugas Ninja voltam a invadir salas de cinema

AtualidadeMédica portuguesa vai para a Serra Leoa combater o ébola
AtualidadePassageiros surpreendidos no Porto com greve na TAP

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (19)
2 - FC Porto (18)
3 - V. Guimarães (17)
4 - Sporting (16)
5 - Rio Ave (14)
6 - Sp. Braga (14)
7 - P. Ferreira (14)
8 - Belenenses (14)
9 - Marítimo (12)
10 - Moreirense (10)
11 - Nacional (8)
12 - V. Setúbal (8)
13 - Académica (7)
14 - Boavista (7)
15 - Arouca (7)
16 - Estoril (6)
17 - Penafiel (4)
18 - Gil Vicente (2)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 24ºC
  • 16ºC
  • HOJE
  • 20ºC
  • 11ºC
  • AMANHÃ

 

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled