JN

 
FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

Câmara proíbe touradas no município

Publicado

LUÍS HENRIQUE OLIVEIRA
 

A Câmara de Viana do Castelo decidiu proibir a realização de touradas em todo o concelho. Defensor Moura considera a proposta pioneira em Portugal. Vereadores do PSD votam contra e aludem a conflito de direitos.

A Câmara de Viana do Castelo tomou, ontem, uma decisão que, segundo o seu proponente, o líder do Executivo, Defensor Moura, é pioneira no país: proibir a realização de touradas em todo o concelho, sempre que para tal seja necessário uma autorização a conceder pela Autarquia.

Proposta pela maioria socialista, a medida viria a contar com os votos contrários dos eleitos pelo PSD, para quem "não deveria competir à Câmara uma tomada de decisão nesse sentido". Aprovada por maioria, a declaração de Viana do Castelo como "Cidade antitouradas" prende-se, segundo Defensor Moura, "com o perfil de cidade saudável que Viana do Castelo vem desenvolvendo há mais de uma década, imagem que se deve, também, traduzir no respeito pelos direitos dos animais".

Aludindo a espectáculos "de tortura de animais", onde lhes é infligido "um sofrimento injustificado", o autarca assinalou que, a partir de agora, a Câmara "não vai autorizar a realização de nenhum espectáculo tauromáquico em espaços públicos ou privados do concelho", sempre que o mesmo dependa de autorização da Edilidade. Segundo disse, o Município segue, assim, o exemplo de 52 cidades e vilas do país vizinho e de outras três localidades francesas "que proibiram, também, a realização de touradas".

De acordo com Defensor Moura, Viana do Castelo "há muito" que vem perdendo a tradição das touradas - iniciadas na cidade há cerca de um século -, pelo que, ultimamente, acolhia apenas a corrida das Festas da Agonia.

Considerando tratar-se de decisão que "não parece correcta", Carvalho Martins (PSD) esclareceu que a proposta "colide com os direitos das pessoas que apreciam este tipo de espectáculos". A propósito, vincou: "Não é o meu caso. Mas é o caso de muitos vianenses que apreciam as touradas".

 
 

Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




 
 
Tem alguma informação para corrigir ou para acrescentar a este conteúdo?
Escreva-nos
 
Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente Uva d'Ouro - JN 300x100

Cofidis 300x100 21-26 julho
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 
 

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 23ºC
  • 16ºC
  • HOJE
  • 26ºC
  • 18ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled