FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

Há remédio para todos os males em Vilar de Perdizes

Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, Montalegre, termina hoje. Videntes, curandeiros, cartomantes e exorcistas prometem curar todo o mal

Publicado

MARGARIDA LUZIO
 

Enquanto no recinto da escola primária, exorcistas, videntes, cartomantes, especialistas em defumadouros, massagistas… captavam clientes, distribuindo cartões, na mesa em cima do palco da Casa do Povo, no edifício contíguo à escola, Delfim da Silva Monteiro, de Paredes, Sabrosa, falava do seu dom de "tirar dores" através de pedidos à Senhora de Fátima. No fundo da sala, um ouvinte não gostou, porque acima de qualquer nossa senhora está o "Espírito Santo". O moderador avisa-o que tem que respeitar a opinião das outras pessoas.

Na plateia, outro ouvinte aproxima-se, quer receitas para a psoríase. Vários oradores dão a sua opinião. Delfim levanta-se, despede-se dos colegas e desce do palco. Desde aí até à porta, distribui cartões, a pedido das pessoas.

Uma mulher aguarda impaciente por ser consultada. "Estou aflita", diz. Mas pelo caminho até ao exterior, Delfim ainda pára para atender uma chamada. "Estou em Vilar de Perdizes. Mas só vou sair agora. Se for lá hoje à noite, amanhã está bom", diz ao interlocutor. O JN interpela-o. Delfim exemplifica o seu dom. Pede a uma pessoa do grupo que o rodeia para tirar a t-shirt. Estende-a num corrimão. Pede ao dono que ponha o polegar num dos extremos. A partir daí mede três palmos. E assinala a marca com um dedo. Passa a outra mão pela camisola e volta a medir os três palmos. Há uma diferença na medida. Reza. Volta a medir, volta a rezar. "Está a ver, é assim, mas tem que ser lá ao pé da minha senhora da saúde", diz seguindo, por fim, a senhora aflita. E cura todas as dores? Quer saber o JN. Uma mulher que o acompanha responde. "Todas não, mas por exemplo de cabeça, de costas, de estômago….".

No recinto da escola primária, um italiano a residir em Oeiras, Franky, lê as mãos. Joana entra com a mãe. O cientista espiritual diz-lhe que tem uma pessoa a protegê-la, uma avó; que não lhe vai faltar nada na vida. "Não digo que lhe vai sair a lotaria, mas…". Depois pede a Joana que retire cinco cartas de um baralho e diz-lhe que é a partir delas que vai saber como vai ser a sua vida nos próximos seis meses. Na análise volta a repetir que tem alguém a protegê-la e diz-lhe que tenha cuidados com uma amiga.

"Agora pergunte o que quiser!". Joana quer saber se vai entrar em mestrado. "Não vai ser fácil", responde-lhe Franky. No fim, Joana pagou 20 euros. Mas no Congresso de Medicina Popular, que termina hoje em Vilar de Perdizes, pode conhecer sorte por apenas um euro, retirando um papelinho enrolado. Mas porque como diz o ditado o barato sai caro, arrisca-se a que na rifa lhe saia uma banalidade como esta: "Siga seus instintos, conseguirá seus objectivos!!! Sem luta nada se consegue…".

Os locais aproveitam para vender pão, chás de ervas do campo, licores e, este ano, até crepes e queijadinhas.

 
 

Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




 
 
Tem alguma informação para corrigir ou para acrescentar a este conteúdo?
Escreva-nos
 
Siga-nos em   Google+





Guia Emprego JN


Guimarães home
destaque conselhoeditorial
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 


Liga Zon Sagres
Jogos Ao Vivo
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (45)
2 - FC Porto (40)
3 - Sp. Braga (37)
4 - Sporting (32)
5 - Marítimo (29)
6 - V. Guimarães (23)
7 - Olhanense (21)
8 - Académica (20)
9 - Gil Vicente (19)
10 - Nacional (19)
11 - Beira Mar (16)
12 - Rio Ave (15)
13 - Feirense (15)
14 - Paços Ferreira (15)
15 - U. Leiria (14)
16 - V. Setúbal (14)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • 12ºC
  • 1ºC
  • HOJE
  • 14ºC
  • 2ºC
  • AMANHÃ

Classificados Tuti

CASAS EMPREGO MIX VEÍCULOS

 

Media Lab
Entre palavras


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled