Reino Unido

Rainha de Inglaterra celebra 91º aniversário de forma discreta

Rainha de Inglaterra celebra 91º aniversário de forma discreta

A monarca da família real britânica cumpre esta sexta-feira 91 primaveras. As comemorações serão discretas, numa altura em que a rainha delega cada vez mais as suas funções aos outros membros da família.

Há 65 anos à frente de uma das monarquias sob maior escrutínio, a rainha Elisabeth II de Inglaterra comemora esta sexta-feira, 21 de abril, o seu 91º aniversário. As celebrações deste ano são mais discretas quando comparadas com os festejos realizados em 2016, que se estenderam ao longo de vários meses.

Sem compromissos oficiais agendados para hoje, a mãe do príncipe Carlos passa o dia junto da família. Não obstante, espera-se que o dia seja assinalado, no Reino Unido, por salvas de canho no Hyde Park e na Torre de Londres. A celebração oficial e pública será feita na tradicional parada militar "Trooping the Colour", que se realiza no próximo dia 4 de junho.

A monarca tem vindo ao longo dos últimos meses a delegar algumas das suas funções para o filho e herdeiro do trono. Os netos, os príncipes William e Harry têm, também eles, auxiliado a avó nas tarefas de representar o Reino Unido nas visitas oficiais fora do país.

Quando subiu ao trono em 1952, aos 25 anos, depois da morte do seu pai, o rei George VI, Elisabeth II passou por alguns momentos conturbados. Um dos períodos mais difíceis ocorreu em 1992, "annus horribilis" (ano horrível) segundo a própria rainha, e que se pautou pelo incêndio do castelo de Windsor, uma das residências oficiais da monarca. As reparações, que decorreram nos anos subsequentes, custaram mais de 43 milhões de euros. A década de 1990 foi igualmente marcada pelo fim dos matrimónios de três dos seus quatro filhos.

Cinco anos depois, a morte da princesa de Diana fragilizou a imagem da monarquia britânica quando a rainha decidiu permanecer na sua residência na Escócia, em vez de regressar a Londres. Uma atitude que chocou o povo inglês. Desde então, o palácio de Buckingham mudou algumas regras de conduta.

Atualmente, Isabel II goza de uma popularidade positiva junto do povo britânico, muito fruto por não assumir uma posição sobre as questões políticas do seu país. O nascimento dos filhos da Duquesa de Cambridge e do príncipe William, George e Charlotte, vieram contribuir para uma imagem mais modernizada da família real britânica.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM