Política

Soares é fixe, Cavaco Silva e Sócrates não

Soares é fixe, Cavaco Silva e Sócrates não

Mário soares é claramente a personalidade que mais influenciou o curso do país nos últimos 40 anos e também aquela que mais contribuiu positivamente para Portugal. Mas se Soares é fixe, de acordo com a sondagem, o mesmo não se pode dizer de Cavaco Silva e de José Sócrates.

O atual presidente da República surge em segundo lugar na lista das figuras que mais influenciaram o rumo do país (escolhido por 11% dos inquiridos, contra 23% que elegeram Soares), mas é o líder da tabela dos que contribuíram negativamente. Recorde-se que Cavaco foi primeiro-ministro entre 1985 e 1995.

Neste índice de contributo negativo, o ex-chefe de Governo José Sócrates aparece apenas um passo atrás de Cavaco, com 14%, seguindo-se Mário Soares e Pedro Passos Coelho (ambos com 10%) e Durão Barroso (2%).

É certamente em função deste contributo negativo que tanto Cavaco como Sócrates transitam para a tabelas das personalidades com mais influência no rumo do país, que tem como último nome o general Ramalho Eanes, primeiro presidente da República eleito após o 25 de Abril.

Na lista dos que mais contribuíram positivamente para o país, liderada por Soares (16%), que também foi primeiro-ministro e presidente da República, o segundo lugar é ocupado por Eanes (7%) e o terceiro por Sá Carneiro (6%). Uma curiosidade: Cristiano Ronaldo, que também lá figura, foi escolhido por 2% dos inquiridos, tantos quantos os que optaram por Jorge Sampaio ou por António Guterres.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM