Desaparecidos

PJ e Associação de Crianças Desaparecidas assinam protocolo para apoiar famílias

PJ e Associação de Crianças Desaparecidas assinam protocolo para apoiar famílias

A Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas e a Polícia Judiciária assinaram, esta quinta-feira, um protocolo de cooperação para apoio às famílias e elaboração de estudos em matéria de desaparecimentos e exploração sexual de menores.

O protocolo, assinado pelo director geral da PJ, Almeida Rodrigues, e pela presidente da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APCD), Patrícia de Sousa Cipriano, consagra ainda a "implementação conjunta de planos de acção no âmbito da prevenção primária, com a utilização intensiva dos sites de ambas as instituições".

Em comunicado elaborado conjuntamente, a APCD e a PJ referem ainda que a sensibilização e aconselhamento serão ministradas "em escolas, autarquias, centros comerciais, campos de férias, estádios de futebol e outros locais de grande aglomeração de pessoas".

Estas acções visam o contacto com "pais, professores, entidades públicas administrativas, responsáveis de e pela segurança de amplos espaços públicos e encarregados de educação".

O objectivo é fornecer informação que possibilite "evitar tanto quanto possível o desaparecimento acidental de crianças", além de dar indicações para uma melhor resposta após a constatação da ocorrência.

A APCD é uma instituição não governamental que presta apoio psicológico e jurídico às famílias de desaparecidos.

Nos primeiros quatro meses deste ano, a APCD registou um total de 766 desaparecimentos de jovens com idades entre os 12 e os 18 anos.

Em 2010, a APCD somou 1972 participações de jovens desaparecidos entre os 12 e 18 anos, enquanto o número de crianças até 12 anos sem paradeiro fixou-se em 115.

A 24 de Maio, Dia Internacional da Criança Desaparecida, a APCD lançou um manual de segurança infantil, com uma série de regras de segurança para protecção das crianças e procedimentos a ter em conta perante o desaparecimento de uma criança.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado