Sociedade

Meteorologia portuguesa não confirma falta de verão em 2013

Meteorologia portuguesa não confirma falta de verão em 2013

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera desconhece o "fundamento técnico científico" das previsões do canal francês "Météo", segundo as quais o verão de 2013 será um dos mais frios dos últimos 200 anos.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) esclarece "que não tem conhecimento do fundamento técnico científico" que suporte a previsão do canal francês Météo de que o "Verão de 2013 será o mais frio dos últimos 200 anos na Europa Ocidental".

"Nas latitudes médias, em que Portugal se encontra, a previsão sazonal apresenta ainda um baixo grau de confiança, quando comparada com as latitudes tropicais, onde o grau de confiança é maior. Por este motivo, a previsão sazonal deve ser analisada com reservas", escreve o IPMA, num esclarecimento que fez chegar às redações.

A previsão sazonzal do IPMA para o trimestre junho, julho e agosto, sugere um cenário para Portugal Continental "em que a probabilidade da temperatura média ser inferior ao normal é de 40 a 60%, com uma anomalia negativa entre -0.5 e -0.2 °C".

O canal de meteorologia francês assegurou que o verão de 2013 tem 70% de probabilidades de não existir, já que o calor só deverá aparecer nos meses de setembro e outubro, que serão os mais quentes e com mais radiação solar.

Recomendadas

Outros conteúdos GM

Conteúdo Patrocinado