Sociedade

O "milagre" de comer uma maçã por dia

O "milagre" de comer uma maçã por dia

Comer uma maçã por dia reduz o colesterol e ajuda a emagrecer, apurou um recente estudo norte-americano. Um outro ensaio revelou benefícios para o coração.

Comer uma maçã por dia ajuda a preservar a saúde e a elegância. Dados apresentados durante o Congresso de Biologia Experimental 2011, a decorrer em Washington, nos Estados Unidos, faz jus ao velho ditado anglo-saxónico "an apple a day keeps the doctor away", que se pode traduzir por "uma maçã por dia mantém o médico à distância".

Uma equipa de investigadores da Universidade da Flórida, liderada por Bahram Arjamandi, apresentou os resultados obtidos de um estudo realizado com 160 mulheres em pós-menopausa, com idades compreendidas entre os 45 e os 65 anos de idade.

Metade do grupo analisado comeu uma maçã por dia (75 gramas diárias durante um ano), enquanto a restante metade ingeriu a mesma quantidade, mas de passas. Todas as mulheres foram submetidas a análises três, seis e doze meses depois do início do estudo.

O estudo revelou "mudanças incríveis nos níveis de colesterol, seis meses depois de se começar a comer uma maçã por dia", sublinha Bahram Arjamandi.

As mulheres que ingeriram aquela peça de fruta diminuíram os níveis de colesterol mau em 23% e por sua vez aumentaram em 4% os valores relativos ao colesterol bom, em comparação com o grupo que seguiu a dieta de passas de uva.

Outra vantagem proporcionada pelo consumo da fruta "milagrosa" é que, apesar do consumo extra de 230 calorias por dia, tal não se traduziu num aumento de peso. Muito pelo contrário, "as mulheres que comeram uma maçã por dia perderam, em média, cerca de 1500 gramas", destacam os especialistas.

"Estudos realizados com animais constataram que a pectina e os polifenóis, antioxidantes encontrados principalmente na casca da maçã, melhoram o nível de metabolismo dos lípidos e reduzem a produção de moléculas inflamatórias associadas ao risco cardíaco, como a proteína C reactiva", revelou Arjamandi.

Além disso, alguns estudos efectuados em humanos constataram os benefícios da maçã, rica em fibras, vitaminas A e C, ferro, cálcio, magnésio, potássio e flavonóides, na ajuda da prevenção de doenças cancerígenas, doenças cardíacas ou na melhoria da taxa de glicose em diabéticos de tipo dois.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM