Sociedade

Revelada a receita secreta da Coca-Cola

Revelada a receita secreta da Coca-Cola

O mito da receita secreta da Coca-Cola pode ter sido desvendado. O alegado segredo do refrigerante norte-americano foi publicado num site norte-americano. Saiba como se faz a bebida, criada em 1886.

Há muitas histórias em torno da receita da Coca-Cola. Ao longo dos anos tem sido apregoada como um dos maiores segredos do Mundo, guardado numa caixa-forte a que só um grupo muito restrito de pessoas tem acesso.

Segundo algumas histórias, a receita estará, até, dividida em duas partes, cada uma usada por pessoas diferentes em etapas distintas durante o processo de fabricação, de modo a que ningém tenha acesso à receita original na íntegra.

Quase 125 anos depois da chegada da bebida, em 1886, o site norte-americano "Thisamericanlife.org" publica o que diz ser a receita original da Coca-Cola.

E não foi preciso um golpe de magia ou um assalto tecnologicamente evoluído à suposta caixa-forte. Afinal,aquele que é um dos segredos mais bem guardados do Mundo estava escarrapachado nas páginas de um jornal de Atlanta, a terra natal da "Coca-Cola".

O site afirma que o artigo publicado há 32 anos, em 1979, na página 28 do Atlanta Journal-Constitution reproduz a receita original da Coca-Cola. O "Thisamericanlife.org" mostra uma fotografia do que pretende ser a cópia da receita original da bebida criada por John Pemberton.

Segundo Mark Pendergrast, um especialista na história da bebida, estaremos perante a receita autêntica. Uma fonte da empresa, citada pelo tablóide britânico Daily Mail, diz que os ingredientes que se usam actualmente para fazer a Coca-Cola são muito semelhantes aos da receita encontrada no jornal, embora com pequenas modificações.

O essencial da receita é público, vem, de acordo com a lei que a empresa, como todas, é obrigada a cumprir, descrito no rótulo das garrafas ou estampado nas latas. O que faltava eram quantidades exactas para completar a receita original.

Ingredientes da receita publicada em 1979 e agora desvendada, para fazer cerca de 11 litros de Coca-Cola:

- 1 colher de chá de fluído de extracto de coca

- 3 onças (cerca de 85 gramas) de ácido cítrico

- 1 onça (cerca 29 gramas) de cafeína

- açúcar 30 (não se lê bem a quantidade)

- 2,5 galões (cerca de 9,5 litros) de água

- 2 pint de sumo de limão (cerca de 850 ml)

- 1 onça (cerca 29 gramas) de baunilha

- 1,5 onças (cerca de 42,5 gramas) de caramelo

- Para o "7X" (o aditivo de sabor secreto)

- 8 onças de álcool (cerca de 2,2 decilitros)

- 20 gotas de óleo de laranja

- 30 gotas de óleo de limão

- 10 gotas de óleo de noz moscada

- 5 gotas de óleo de coentros

- 10 gotas de óleo de neroli (extraído das flores de laranja amarga)

-10 gotas de óleo de canela

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM