Sociedade

Temperaturas começam a subir gradualmente

Temperaturas começam a subir gradualmente

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para os próximos dias uma melhoria do tempo, com uma subida das temperaturas máxima e mínima na ordem dos dois graus, mas, esta segunda-feira, ainda poderá nevar na Serra da Estrela.

A meteorologista Cristina Simões, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), disse esta segunda-feira à agência Lusa que está prevista para os próximos dias uma subida gradual das temperaturas, na ordem dos dois a três graus por dia, recuperando-se assim dos níveis de instabilidade que se verificaram na semana passada, com acentuada descida da temperatura.

Portugal foi afetado na última semana por uma massa de ar frio polar que provocou a descida acentuada das temperaturas na ordem dos 6 a 8 graus, chuva, granizo e neve nas terras altas e em alguns distritos do interior.

Em declarações à Lusa Cristina Simões disse que, a um mês do começo do verão, "o cenário" vai mudar e estabilizar nos próximos dias, prevendo-se uma melhoria do estado do tempo, sem ocorrência de precipitação.

"Hoje e amanhã [terça-feira] ainda temos alguma possibilidade de ocorrência de aguaceiros, que serão mais frequentes durante a tarde e nas regiões do interior. Esta possibilidade vai diminuir ao longo da semana", disse.

Cristina Simões adiantou que, esta segunda-feira, ainda se preveem aguaceiros sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, mas para terça-feira essa possibilidade é menor.

O IPMA prevê para esta segunda-feira céu em geral pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade, em especial durante a tarde, e aguaceiros, mais frequentes durante a tarde e nas regiões do interior, que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste a partir do início da tarde, ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal, em especial no interior e pequena subida da temperatura máxima.

Na Madeira prevê-se céu pouco nublado e vento fraco e nos Açores céu muito nublado e vento moderado.

Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores preveem-se 19 graus Celsius, no Porto 17, em Faro e Ponta Delgada 18 e no Funchal 20.

Recomendadas

Outros conteúdos GM

Conteúdo Patrocinado