Sociedade

Temperaturas sobem para perto dos 30 graus no fim de semana

Temperaturas sobem para perto dos 30 graus no fim de semana

As temperaturas começam a subir na sexta-feira, intensificando-se a tendência no fim de semana, quando algumas zonas do país vão atingir perto de 30 graus.

"Para os próximos dias prevê-se que a temperatura suba gradualmente", revelou à Lusa Margarida Gonçalves, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Vamos ter valores de temperaturas máximas na ordem dos 30 graus nas regiões do interior e do Vale do Tejo, a chegarem ao litoral valores de 27 e 28 graus", especificou Margarida Gonçalves.

A meteorologista explicou que o aumento das temperaturas se deve "à situação cinótica de um anticiclone estar localizado na região dos Açores e estender-se em crista até à zona do Golfo de Biscaia, dando-nos uma corrente de leste/nordeste. E isso faz com que as temperaturas subam".

"Esta situação vai manter-se até ao dia 03 de junho, sem precipitação", acrescentou.

Já o vento vai, nos próximos dias, continuar a soprar com alguma intensidade, de acordo com as previsões do IPMA.

"O vento vai manter-se fraco a moderado", avançou Margarida Gonçalves, sublinhando que o vento tem tido uma influência direta nas temperaturas mais baixas do que o habitual nesta altura do ano.

Como exemplo, basta dizer que a temperatura máxima prevista para a região de Lisboa vai subir dos 21 graus de hoje para os 29 graus no domingo, ao passo que a temperatura mínima aumenta dos 11 graus (quinta-feira) para os 14 graus (domingo), de acordo com os dados disponíveis no portal eletrónico do IPMA.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM