Sociedade

Decisão de desligar as máquinas em morte cerebral é só dos médicos

Decisão de desligar as máquinas em morte cerebral é só dos médicos

Nos casos em que a morte cerebral é diagnosticada, a decisão de manter, ou retirar, o suporte de vida cabe aos médicos, disse, ao JN, um membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

"É conveniente os médicos ouvirem a família, mas a família não dá ordens. E os médicos nem são obrigados a ouvi-la. Fazem-no por uma questão de bom senso, sempre", prosseguiu. Ontem, chegou a ser apontado que André Bessa estaria nesta situação.

Sem se referir diretamente ao caso do filho da jornalista, o especialista, que pediu para não ser identificado, explicou que "primeiro, o diagnóstico tem de estar bem feito". Por vezes, revelou, "se houver dúvidas no diagnóstico, tem de se esperar o tempo necessário" até estar devidamente confirmado.

Na morte cerebral de "jovens saudáveis", há sempre hipóteses de se aproveitarem os órgãos, "e, nesses casos, às vezes, demoram mais umas horas a desligar a máquina até encontrarem potenciais recetores". De acordo com a lei, todas as pessoas são potenciais dadoras, a não ser que o manifestem de forma expressa no Registo Nacional de Não Dadores.

Segundo o responsável, "não há qualquer polémica" sobre os critérios utilizados pelos médicos para diagnosticar a morte cerebral de um doente. Seguem os chamados "critérios de Harvard": "têm de ser dois médicos (especialistas), em separado", a fazer o diagnóstico, sem saberem a identidade do outro, "para que os dois digam rigorosamente a mesma coisa".

Estes critérios, transpostos para a realidade portuguesa, impedem que os médicos que executem os exames sejam das equipas de transplantação, e um dos clínicos não deve ser do mesmo serviço onde o doente se encontra.

Os testes incidem sobre o tronco cerebral, que controla as funções básicas. Na ausência de reflexos, que demonstra a sua inatividade, é também preciso assegurar que esta situação é irreversível.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM