Sociedade

Judite Sousa chora André, "o filho que sempre quis"

Judite Sousa chora André, "o filho que sempre quis"

Filho da diretora-adjunta de Informação da TVI morreu, domingo à tarde, vítima de paragem cardiorespiratória, após acidente numa piscina. O corpo de André Sousa Bessa é autopsiado esta segunda-feira. O funeral é amanhã.

"A palavra aqui é uma: André. O filho que sempre quis e que sempre me quis". Foi esta a primeira declaração de Judite Sousa sobre André Sousa Bessa, que morreu, domingo, aos 29 anos, "vítima de paragem cardiorrespiratória, na sequência de várias lesões internas", informou em comunicado o Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Fruto do primeiro casamento da jornalista com Pedro Bessa, do Centro de Produção do Norte da RTP, André teve um acidente na piscina de uma moradia de amigos em Picheleiros, Azeitão, na Margem sul de Lisboa, onde estaria a participar de uma festa. Após cair, terá estado cerca de 15 minutos dentro de água.

O jovem foi levado inicialmente para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal, onde terá chegado já em morte cerebral.

Transferido para a unidade hospitalar em Almada, "esteve mais de 24 horas ventilado, na unidade de cuidados intensivos, em coma não reativo". O óbito foi declarado ao final da tarde de ontem.

Em nome de Judite Sousa, o diretor de Informação da TVI, José Alberto Carvalho, leu um comunicado da pivô. Por escrito, Judite recordou André como "um homem maravilhoso e radiante de alegria, de vontade de viver, de exemplo de empenho, estudo, trabalho e força de vontade, e sempre atento, sempre disponível, sempre carinhoso". "Merece ser lembrado pela forma como tocou as pessoas com quem se cruzou, e sempre, e para sempre, a minha", terminou.

Durante o fim de semana, foram muitos os familiares e amigos que se deslocaram ao hospital, como Miguel Relvas, Fátima Campos Ferreira, José Alberto Carvalho, Joaquim Oliveira, Marques Mendes, José Eduardo Moniz, Manuela Moura Guedes e os filhos, José Rodrigues dos Santos e Vítor Gonçalves, entre outros.

Ainda através de José Alberto Carvalho, Judite Sousa e Pedro Bessa agradeceram "os milhares de mensagens de encorajamento e solidariedade que receberam", bem como deixaram "um profundo agradecimento" a todos os profissionais de saúde dos dois hospitais.

O corpo de André Sousa Bessa será autopsiado durante o dia de hoje. O velório está marcado para esta noite na Igreja do Colégio de São João de Brito, em Lisboa. O funeral deverá realizar-se amanhã.

Filho da diretora-adjunta de Informação da TVI morreu ontem à tarde, vítima de paragem cardiorrespiratória, após acidente numa piscina. O corpo de André Sousa Bessa é autopsiado hoje. Funeral será amanhã.

Margarida Lopes, namorada de André, deixou uma mensagem no Facebook dirigida ao companheiro: "Pico picão do meu coração... volta".

André Sousa Bessa era filho único de Judite Sousa e de Pedro Bessa, que pertence à administração do Centro de Produção do Norte da RTP. Frequentou o Colégio de S. João de Brito, em Lisboa, e formou-se em Direito na Universidade de Lisboa.

Era, desde setembro de 2013, analista financeiro na Menlo Capital e deveria ir, no final deste verão, para Nuremberga, na Alemanha. "Já não irá iniciar em setembro a desafiante etapa profissional que tinha conquistado por direito próprio numa empresa multinacional, mas deixa-nos o seu testemunho e esse testemunho só pode ser traduzido por palavras. Por isso, como sabemos, nesta profissão as palavras são a nossa vida e neste momento aquilo que nos resta", disse Judite em comunicado.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM