Sociedade

Vacinas contra a obesidade testadas com sucesso em ratos

Vacinas contra a obesidade testadas com sucesso em ratos

Foram criadas duas vacinas que podem vir a ajudar na luta contra a obesidade, por possibilitarem um maior metabolismo. O teste feito em ratos foi bem sucedido, diminuindo o seu peso em 10%.

Uma empresa dos Estados Unidos criou duas vacinas que atuam contra a obesidade, a JH17 e a JH18, que foram testadas com sucesso em ratos.

As vacinas fazem com que o organismo crie anticorpos contra a somatostatina, uma hormona que impede a ação de duas substâncias responsáveis pelo crescimento e pelo metabolismo.

As substâncias em questão são a hormona de crescimento (GH) e uma proteína de fator de crescimento (IGF-1), que não estando inibidas pela somatostatina, aumentam o metabolismo do corpo, consequentemente levando a uma maior perda de peso.

No teste efetuado em ratos, estes foram divididos em dois grupos, aos quais foi dada uma alimentação rica em gordura para que engordassem. As vacinas foram administradas apenas a um dos grupos, que quatro dias mais tarde já tinha registado uma perda de 10% no peso.

No final do estudo, que durou seis semanas, os ratos mantinham a diminuição de peso e apresentavam níveis hormonais normais.

O próximo passo é analisar os efeitos a longo prazo, assim como perceber se as vacinas poderão ser aplicadas em seres humanos.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado