
DR
A Câmara de Braga e a Universidade do Minho pretendem abrir à população, até 2025, o teatro romano existente no Alto da Cividade, no seguimento dos trabalhos arqueológicos que estão em curso com vista à musealização daquele espaço.
Em comunicado, a autarquia refere que as duas entidades “assumiram a decisão de abrir ao público a primeira fase deste extraordinário espaço arqueológico para usufruto da população, o que deverá ocorrer em 2025 com a realização, naquele local, do Grande Festival Internacional de Teatro e Ópera Clássicos (MITO)”.
Nos últimos dias, os 35 alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento em Arqueologia da Universidade do Minho, com o apoio de técnicos municipais, completaram mais um ciclo de trabalho no teatro e nas termas romanas do Alto da Cividade, com o objectivo de colocar à vista a edificação do teatro romano, que se situa no espaço contíguo às termas romanas.
“No contexto das escavações arqueológicas ali desenvolvidas, este grupo de trabalho encontrou, muito recentemente, níveis associados ao fórum da cidade romana, ou seja, para além das termas e do teatro romano, existem vestígios agora descobertos associados ao fórum da cidade, a grande praça da cidade romana”, explica a Câmara.
O teatro romano do Alto da Cividade foi descoberto em 1999.

