ExclusivoNegócio da droga na Pasteleira movimenta 100 mil euros por diaSeis bancas instaladas na Pasteleira Nova vendem mais de 18 mil doses e "faturam" cerca de cem mil euros por dia. Lucros avultados forçam pactos de não agressão entre redes criminosas e compram colaboração com moradores.
LisboaDuas crianças assistidas na Estefânia após incêndio receberam altaCriança de 14 anos é uma das vítimas mortais do incêndio na Mouraria
ExclusivoMetade das 957 ilhas do Porto condenada ao desaparecimentoMoradores das ilhas do Porto fazem obras para a renda não subir
ExclusivoEx-namorado suspeito de assalto milionário a ourivesaria na PóvoaPSP fez buscas em Braga, Amares e Trofa e recuperou 200 dos 300 mil euros das peças em ouro que foram furtados em junho na Ourivesaria Jade, na Póvoa de Varzim.Empresário de Braga apanhado com fortuna furtada de ourivesaria da Póvoa de Varzim
ExclusivoGood Bowling propõe momentos de diversão a miúdos e a graúdos até de madrugadaAs sete pistas de bowling são a principal atração do Good Bowling. Contudo, o espaço é partilhado por pessoas de todas as idades, pois dispõe também de mesas de snooker, de simuladores de carros e de motas, de máquinas de discos e de setas, de mesas de matraquilhos, de um bar e ainda de um parque infantil.
ExclusivoExtrema-direita a um passo da ascensão em novos escrutíniosEscalada da ideologia conservadora ensombra estados europeus que vão a votos em 2023. Resultados dependem do "curso económico deste ano", considera especialista.
AtualidadePrimeira página em 60 segundos: Atraso no concurso do SIRESP poderá ter custo adicional para o Estado até 7,4 milhões de euros
AtualidadePrimeira página em 60 segundos: Atraso no concurso do SIRESP poderá ter custo adicional para o Estado até 7,4 milhões de euros
ExplicadorBaterias de carros elétricos bloqueadas: o que precisa saberBurla com carros elétricos: Mobilize pondera avançar para tribunal
QuestionárioAs 36 perguntas que constam do "mecanismo de filtrar políticos"Questionário de 36 perguntas abrange últimos três anos e agregado familiar
Ruben AmorimSporting vai defrontar Rio Ave com "Nuno Santos e mais 10"Amorim pede desculpa: "Pedro Gonçalves foi o único adulto na sala"
Inês CardosoO circo no ParlamentoQuando André Ventura chegou ao Parlamento, em 2019, abriu-se um novo dilema no espaço público. Falar ou não falar, debater ou reduzir o fenómeno à sua real expressão de um deputado só, foram muitos os políticos, politólogos e comentadores divididos quanto à forma adequada de lidar com a chegada da extrema-direita à casa da democracia. Com a atual bancada de 12 elementos, o Chega tornou esta dúvida ultrapassada. Ganhou espaço de intervenção, tempo (literal) de antena, capacidade de fazer barulho.
Cândida AlmeidaDireitos humanosOs direitos humanos são recorrentemente referidos nos discursos políticos e sociais, entrevistas ou debates. Reúnem-se os representantes dos países mais ricos do Planeta em Davos e os direitos humanos são convocados à ordem dos trabalhos, mas tudo continua igual. Aliás, penso que nunca como hoje os direitos fundamentais das pessoas foram tão violados, postergados, esquecidos! Nestes dias de gélido inverno, não há pensamento humanitário que não reflicta sobre as carências, a ausência de afectos, a miséria dos sem-abrigo que percorrem as cidades, vilas e lugares deste mundo, tendo por cama o chão húmido de uma qualquer escada, por tecto o céu aberto e por luz apenas o luar, se o houver. Lá longe, morrem crianças vítimas das guerras, sem chegarem a perceber por que e para quê nasceram. Ainda mais longe, ou talvez mais perto dos nossos olhos, milhares de crianças migrantes e refugiadas, muitas delas órfãs, perscrutam com um olhar triste a ruína que as rodeia, sem perceberem que há um outro mundo de opulência, desperdício e futilidade. Em outros lugares, crianças, mulheres, homens e idosos de pés descalços e desespero na alma morrem à fome e à sede sem sequer imaginarem que há outros recantos onde se desperdiça água e desbarata comida. É esta a perversa realidade vivida na enganosa globalização, que serve os negócios, as viagens, as riquezas, as exibições de luxo e poder, mas não foi capaz de repartir por quem nada tem o que a outros sobra demais. A erradicação da pobreza não é uma utopia, é alcançável se o ser humano e os estados de direito democrático quiserem. Se estabelecerem como objectivo prioritário da vida a partilha dos bens essenciais de forma mais equitativa. Bastará serem justos e solidários. O direito a uma vida digna é inerente ao ser humano. Todos são credores de uma existência com condições mínimas de sobrevivência, lar, família, saúde, educação, cultura, comida e trabalho. A nossa Constituição garante estas exigências, mas têm-se por princípios programáticos! O mesmo respeito por estes direitos básicos está impresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Convenção Europeia dos Direitos Humanos, na Convenção sobre os Direitos da Criança e noutros tantos diplomas com força internacional. Por todo o mundo, ONG entregam-se plenamente ao apoio a quem sofre, doentes, famintos, deslocados, refugiados, imigrantes. Só lhes falta o condão de multiplicarem o pão. Mas não basta. O direito internacional não pode continuar a ser violado, o direito interno de cada país não pode continuar a ser espezinhado no que tange aos direitos humanos. Impõe-se a intervenção dos estados humanitários para, como consagra a CRP, promover o bem-estar, a qualidade de vida e a igualdade real entre todos, bem como a efectivação dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais. Só assim se ultrapassarão as trevas de uma desigualdade atroz entre ricos e pobres. Só assim se realizarão os direitos do ser humano.
Cátia Domingues To Airbnb or not to Airbnb?Um dos sonhos de quem compra um pedaço de chão é, um dia, descobrir que, debaixo daqueles metros quadrados de terreno no Bombarral, está afinal um poço de petróleo. Terreno esse que vão perfurar com a ajuda de um amigo que por acaso tem uma broca de titânio na garagem, tipo aquela do filme do Armagedão em que furaram o meteorito e que, assim que ela toca no chão começa a brotar um esguicho de água preta malcheirosa e acabam todos a dançar e a pular debaixo daquela chuva que, depois destas figuras, esperam sinceramente que não se trate afinal de uma fossa antiga. Bom, isto foi mais ou menos o que aconteceu às pessoas que, nos anos 80 e 90, por não conseguirem suportar os preços de uma casa no centro de Lisboa, foram viver para zonas como Moscavide ou Olivais.
Pedro Ivo CarvalhoOs não elegíveisDuas histórias, o mesmo aperto: uma família de classe média com três filhos menores perdeu a casa arrendada num incêndio e anda, há dois meses, num pingue-pongue nada edificante entre Santa Casa da Misericórdia e Câmara de Lisboa para não ter de ir morar para a rua; outra família, também de classe média, também de Lisboa, tem três semanas para abandonar o apartamento arrendado porque o senhorio vai vender a casa. O filho, atleta paralímpico, já representou Portugal em diversas provas. Mais uma vez, Santa Casa e autarquia lisboeta dividem protagonismo e ausência de respostas.
EmpréstimosResgate de PPR para crédito à habitação sem limite de valor e de dataO resgate antecipado de PPR para pagamento de empréstimo da casa pode ser feito, sem penalização, ao longo de 2023 independentemente do valor a levantar e da data da subscrição, segundo o Ministério das Finanças.
Finanças Redução da carga fiscal atinge os 35,9 cêntimos no gasóleo e 34,8 na gasolinaA redução da carga fiscal sobre os combustíveis, em fevereiro, atinge 35,9 cêntimos por litro de gasóleo e 34,8 cêntimos no caso da gasolina, indicou esta sexta-feira o Ministério das Finanças.
TransportesGreves na CP perturbam circulação entre 8 e 17 de fevereiroA CP - Comboios de Portugal alertou, esta sexta-feira, para "fortes perturbações" na circulação, entre 8 e 17 de fevereiro, em todos os serviços, devido às greves convocadas por vários sindicatos.
LançamentoAustral: nova estrela da Renault já está na estradaA Renault está ao ataque da liderança do segmento C e disso é prova o Austral, o seu mais recente SUV, agora apresentado em Portugal. Com um desenho robusto e sem Diesel no horizonte, a aposta está nas motorizações híbridas e num elevado nível tecnológico, em especial no que à segurança diz respeito.
RelatórioPagamentos de PRR ascendem a mais de 1400 milhões de euros até fevereiroOs pagamentos aos beneficiários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ascenderam a 1467 milhões de euros, 9% do total, até ao início de fevereiro, e as candidaturas submetidas a 148 725, segundo o último relatório.