Mundo

Pacotes suspeitos endereçados a senador democrata encontrados nos EUA

REUTERS

As autoridades norte-americanas encontraram, esta sexta-feira, em Nova Iorque e na Florida, três pacotes suspeitos destinados a um senador democrata e um antigo oficial dos Serviços de Inteligência, dos EUA.

De acordo com a BBC, as autoridades norte-americanas encontraram três pacotes suspeitos. Dois endereçados a Cory Booker, um senador democrata, e um destinado a James Clapper, que trabalhou nos Serviços de Inteligência norte-americanos.

Dois dos engenhos suspeitos, semelhantes aos que foram enviados para Hillary Clinton e Barack Obama, foram encontrados num posto dos correios na Florida e um em Nova Iorque.

Nos últimos dias, vários pacotes suspeitos, todos potencialmente armadilhados, foram endereçados a políticos democratas e a várias personalidades críticas do Presidente norte-americano, Donald Trump, como foi o caso da ex-secretária de Estado e ex-candidata presidencial Hillary Clinton, do ex-Presidente Barack Obama ou do milionário e filantropo George Soros.

O FBI está também a investigar o envio de pacotes suspeitos ao antigo vice-Presidente Joe Biden, ao ator norte-americano Robert de Niro e ao ex-Procurador-geral Eric Holder.

Em Nova Iorque, as atenções estão centradas em Manhattan, onde a polícia está a investigar dois pacotes "semelhantes aos que foram enviados para várias partes do país nos últimos dias".

Segundo avança a Associated Press, nenhum dos dispositivos explodiu.

FBI confirma pacote suspeito endereçado a senador democrata

Trata-se da décima primeira encomenda suspeita que as autoridades norte-americanas estão a investigar. O FBI avançou que um pacote suspeito endereçado ao senador democrata do Estado de New Jersey Cory Booker foi intercetado na Florida e que tem a aparência de outras encomendas identificadas nos últimos dias.

O FBI está também a investigar o envio de pacotes suspeitos ao antigo vice-Presidente Joe Biden, ao ator norte-americano Robert de Niro e ao ex-Procurador-geral Eric Holder.

As autoridades estão a tentar determinar se a pessoa ou pessoas que enviaram os pacotes estavam a tentar semear um clima de medo ou queriam mesmo provocar danos pessoais.

Elementos das forças de segurança disseram à agência norte-americana AP que os dispositivos encontrados dentro dos pacotes, que estavam equipados com uma espécie de cronómetro e baterias, não tinham sido preparados para explodir quando as encomendas fossem abertas.

Nas últimas horas, as autoridades norte-americanas avançaram com a possibilidade de alguns dos pacotes identificados estarem a ser enviados a partir do Estado da Florida.

Estes incidentes estão a acontecer a cerca de duas semanas da realização das eleições intercalares norte-americanas, agendadas para 6 de novembro e que vão determinar a futura composição do Congresso.

Redação